menulogo
Notícias Agora
user
Close

Posição da CEP sobre Imigração e Xenofobia

O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, D. José Ornelas, declarou que não considera católicos aqueles que, afirmando-se crentes, promovem discursos xenófobos e anti-imigração, criticando ainda as propostas de lei sobre a matéria.
News ImageNews ImageNews Image

O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), D. José Ornelas, afirmou não reconhecer como católicos os indivíduos que, apesar de se afirmarem crentes, mantêm um discurso contrário aos imigrantes, ao acolhimento e que promovem a xenofobia. A declaração foi feita durante uma conferência que se seguiu ao XVI Encontro de Bispos dos Países Lusófonos.

Confrontado com o facto de muitos discursos populistas e anti-imigração invocarem a fé católica e a matriz judaico-cristã da Europa, D. José Ornelas expressou a sua dificuldade em compreender esta contradição, afirmando: "Isso é o que, a mim, mais me custa entender em tudo isto". Para reforçar a sua posição, o líder da CEP citou a resposta de Jesus Cristo aos seus contemporâneos que o acusavam de violar a fé em que fora criado, dizendo: "A resposta é 'não vos conheço'". Além da crítica a estas posturas, o bispo abordou as recentes propostas de alteração às leis da nacionalidade e de estrangeiros. Segundo Ornelas, estas propostas parecem acentuar uma "cultura de medo" na sociedade.

Considerou que os diplomas se focam excessivamente na "proibição e na preocupação com o medo que se gerou", sendo, em contrapartida, "muito, muito parcas naquilo que é o dever, a necessidade e o desafio da integração" dos imigrantes.

Para o presidente da CEP, o discurso sobre a integração "praticamente, desapareceu" destas propostas.

D. José Ornelas concluiu, sublinhando a importância da imigração para o país e a necessidade de uma mudança de mentalidade. "Não só precisamos de imigrantes, mas precisamos de evoluir", alertou, defendendo o abandono da "cultura de medo".

Artigos

7

Política

Ver mais
News Image

Amália Alface é candidata da CDU à Junta de Freguesia de Algueirão-Mem Martins

Amália Alface, 60 anos, é a aposta da CDU para a presidência da Junta de Freguesia de Algueirão-Mem Martins. Candidata independente, a atual eleita da CDU na Assembleia de Freguesia volta a assumir a corrida autárquica, depois de já ter exercido funções entre 1997 e 2001. Natural de Santana, no concelho alentejano de Portel, reside […] O conteúdo Amália Alface é candidata da CDU à Junta de Freguesia de Algueirão-Mem Martins aparece primeiro em Correio de Sintra.

Source LogoCorreio de Sintra
News Image

Governo apresenta medida para promover actividade física em contexto laboral

O Governo apresenta hoje as iniciativas que integram a medida Atividade Física em Contexto Laboral, financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), numa cerimónia que marca o arranque da Semana Europeia do Desporto. Em comunicado, o Ministério da Cultura, Juventude e Desporto recorda que Portugal participa nesta semana há 10 anos e diz que o lançamento da medida Atividade Física em Contexto Laboral é "parte do compromisso do Governo na promoção da saúde e bem-estar no ambiente de traba

Source LogoDiário de Notícias Madeira
categoryVer categoria completa