
Líder democrata acusa Trump de seguir um 'caminho para a ditadura'



O líder da minoria democrata no Senado norte-americano, Chuck Schumer, denunciou publicamente o que considera ser o 'caminho para a ditadura' seguido pelo Presidente Donald Trump. A acusação surge na sequência de pressões exercidas por Trump para que o Departamento de Justiça inicie processos judiciais contra os seus adversários políticos, uma atitude que Schumer classificou como 'muito perturbadora e destrutiva' para a república. Em declarações à CNN, Schumer afirmou que Donald Trump pretende transformar o Departamento de Justiça num 'instrumento que perseguirá os seus inimigos, sejam eles culpados ou não, e a maioria deles não o é'.
Segundo o senador democrata, este tipo de comportamento é característico de ditadores, minando os alicerces do sistema judicial independente.
A controvérsia foi espoletada por uma publicação de Trump na sua plataforma Truth Social.
Na mensagem, dirigida a 'Pam', presumivelmente a procuradora-geral Pam Bondi, o Presidente lamentou que ainda não tivessem sido apresentadas acusações criminais contra o senador democrata Adam Schiff e a procuradora-geral do Estado de Nova Iorque, Letitia James.
Trump elogiou o trabalho de Bondi, mas sublinhou a necessidade de uma 'procuradora dura no distrito leste da Virgínia', enaltecendo Lindsey Halligan, conselheira da Casa Branca, para o cargo.
A pressão presidencial sobre o sistema judicial teve consequências diretas, com a demissão do procurador Erik Siebert.
De acordo com a imprensa norte-americana, Siebert demitiu-se após concluir que não existiam provas suficientes para processar Letitia James por suspeitas de fraude imobiliária, uma decisão que terá contrariado a vontade de Trump. O próprio Presidente comentou o caso dias antes, afirmando sobre James: 'Parece-me que ela é muito culpada de alguma coisa, mas não sei bem'.
Artigos
5




Mundo
Ver mais
"Não tomem paracetamol". Anúncio "irresponsável" de Trump preocupa
"Não tomem", apelou Trump na Casa Branca, numa comunicação apresentada como "um grande anúncio" sobre autismo, que tem estado a aumentar acentuadamente no país nos últimos anos. Especialistas dizem "discordar veementemente de qualquer sugestão contrária à ciência independente".

UE anuncia grupo de doadores para a Palestina e um “instrumento específico para a reconstrução de Gaza”
"Qualquer futuro Estado palestiniano tem de ser viável, também do ponto de vista económico", justificou a presidente da Comissão Europeia O conteúdo UE anuncia grupo de doadores para a Palestina e um “instrumento específico para a reconstrução de Gaza” aparece primeiro em Visão.

Amnistia Internacional denuncia nova condenação da jornalista Zhang Zhan
A jornalista chinesa Zhang Zhan foi novamente condenada a quatro anos de prisão por "provocar distúrbios", denunciou hoje a Amnistia Internacional, que pediu a sua libertação imediata e alertou para riscos à sua saúde e integridade.

Lula da Silva negocia com TikTok megacentro de dados no Estado de Ceará
O Presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, reuniu-se com o diretor do TikTok, Shou Zi Chew, para discutir um investimento num centro de dados no Brasil, num encontro marcado por controvérsias políticas, ambientais e tensões sobre regulação digital. A reunião, realizada na missão permanente do Brasil junto às Nações Unidas, foi o primeiro compromisso oficial de Lula em Nova Iorque, onde participa na semana de alto nível da Assembleia Geral da ONU. Segundo as autoridades brasileiras, a pr