menulogo
Notícias Agora
user
Close

Incêndios: Líder do PS acusa Governo de decapitar estruturas intermédias da Proteção Civil

O secretário-geral do PS, José Luís Carneiro, acusou o Governo de desmantelar estruturas cruciais na Proteção Civil, gerando um clima de confronto político sobre a gestão dos incêndios e a valorização do interior.
News ImageNews ImageNews Image

O secretário-geral do Partido Socialista (PS), José Luís Carneiro, acusou o Governo de levar a cabo uma “decapitação de várias estruturas intermédias” da Autoridade Nacional de Proteção Civil. As críticas foram proferidas durante uma conferência de imprensa na Lousã, integrada numa rota que o líder socialista está a realizar pela Estrada Nacional 2 (EN2).

Carneiro afirmou que, se fosse primeiro-ministro, não teria autorizado tais alterações, classificando a ação do executivo como própria de “um partido com falta de sentido de Estado”. O líder da oposição instou o Governo a avaliar os programas e as reformas implementadas pelos executivos socialistas anteriores, nomeadamente as que surgiram após os grandes incêndios de 2017, antes de anunciar novas medidas.

Descreveu o trabalho realizado pelo PS como “sério, rigoroso e metódico”, considerando inaceitável que a administração de Luís Montenegro o esteja a ignorar “sem um diálogo prévio”.

Carneiro exige que o Governo não passe “sobre estes assuntos como gato sobre brasas” e preste contas sobre as suas ações.

Carneiro sublinhou a necessidade de o Governo explicar o que fez com as políticas e os investimentos previamente planeados, muitos dos quais financiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Antes de se avaliar o novo “Pacto para a Floresta” proposto pelo executivo, o líder do PS defende como ponto de partida uma “prestação de contas em relação à execução” das prioridades de desenvolvimento já definidas. Foi também mencionado que o PS irá votar contra uma comissão de inquérito, preferindo uma comissão técnica independente.

Durante a sua viagem pelo interior do país, José Luís Carneiro relatou ter encontrado populações que se sentem “desconsideradas pelo primeiro-ministro”.

Artigos

9

Política

Ver mais
categoryVer categoria completa