
Incêndios: Líder do PS acusa Governo de decapitar estruturas intermédias da Proteção Civil



O secretário-geral do Partido Socialista (PS), José Luís Carneiro, acusou o Governo de levar a cabo uma “decapitação de várias estruturas intermédias” da Autoridade Nacional de Proteção Civil. As críticas foram proferidas durante uma conferência de imprensa na Lousã, integrada numa rota que o líder socialista está a realizar pela Estrada Nacional 2 (EN2).
Carneiro afirmou que, se fosse primeiro-ministro, não teria autorizado tais alterações, classificando a ação do executivo como própria de “um partido com falta de sentido de Estado”. O líder da oposição instou o Governo a avaliar os programas e as reformas implementadas pelos executivos socialistas anteriores, nomeadamente as que surgiram após os grandes incêndios de 2017, antes de anunciar novas medidas.
Descreveu o trabalho realizado pelo PS como “sério, rigoroso e metódico”, considerando inaceitável que a administração de Luís Montenegro o esteja a ignorar “sem um diálogo prévio”.
Carneiro exige que o Governo não passe “sobre estes assuntos como gato sobre brasas” e preste contas sobre as suas ações.
Carneiro sublinhou a necessidade de o Governo explicar o que fez com as políticas e os investimentos previamente planeados, muitos dos quais financiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Antes de se avaliar o novo “Pacto para a Floresta” proposto pelo executivo, o líder do PS defende como ponto de partida uma “prestação de contas em relação à execução” das prioridades de desenvolvimento já definidas. Foi também mencionado que o PS irá votar contra uma comissão de inquérito, preferindo uma comissão técnica independente.
Durante a sua viagem pelo interior do país, José Luís Carneiro relatou ter encontrado populações que se sentem “desconsideradas pelo primeiro-ministro”.
Artigos
9








Política
Ver mais
Alexandra Leitão recusa bloqueio em Lisboa e acusa Moedas de propaganda
A candidata socialista à Câmara de Lisboa Alexandra Leitão recusou hoje que o PS tenha bloqueado a atividade do executivo liderado por Carlos Moedas e acusou o autarca social-democrata de usar publicidade camarária "para fazer propaganda".

Flotilha? Governo tem de garantir que "chega a Gaza em segurança"
A coordenadora do BE defendeu hoje que o Governo português tem a obrigação legal e moral de usar "todos os instrumentos" para garantir que a Flotilha Humanitária "chega a Gaza em segurança e consegue entregar ajuda humanitária" na Palestina.

Autarca de Ponte da Barca perde rapidez na recuperação de pastagens
O presidente da União de Freguesia de Entre-Ambos-os-Rios, Ermida e Germil, em Ponte da Barca, pediu hoje rapidez na recuperação das pastagens para os animais, consumidas pelo fogo no Parque Nacional da Peneda-Gerês.

Governo vai nomear diretores para os parques naturais
Em Arganil, no interior do distrito de Coimbra, onde eclodiu o maior incêndio de sempre em Portugal, Maria da Graça Carvalho disse aos jornalistas que os parques naturais vão ter, além do atual modelo de cogestão, um diretor que assegure uma gestão “mais direta e vertical e que possa tomar decisões de forma flexível e rápida”