Diáspora Portuguesa: O Pilar Estratégico para a Afirmação Global de Portugal



O secretário-geral do PS, José Luís Carneiro, defendeu em Toronto o "caráter estratégico" da diáspora para a presença externa de Portugal, considerando que o país é global graças ao contributo das suas comunidades. Durante uma visita de três dias ao Canadá, que incluiu passagens por Toronto e Montreal, Carneiro destacou a importância da diáspora para a internacionalização da língua, da cultura, da economia e das instituições portuguesas, através da ação de empresários e luso-eleitos. A visita teve como objetivo reforçar a ligação histórica do partido com os emigrantes e "restabelecer uma relação de confiança", sendo as comunidades uma das "primeiras prioridades políticas" da sua liderança. No âmbito deste reforço, o líder socialista anunciou uma proposta de lei para tributar em 50% as reformas estrangeiras de portugueses que regressem ao país, como forma de fortalecer o Programa Regressar. Prometeu ainda valorizar os serviços consulares e diplomáticos e criar instrumentos de apoio a empresários da diáspora que queiram investir em Portugal. A visão de Carneiro foi corroborada pelo secretário de Estado da Economia, João Rui Ferreira, que, noutra ocasião, elogiou a diáspora como "altamente qualificada" e fundamental para a presença de Portugal nas cadeias de valor globais. Ferreira salientou também a importância dos mercados americano e canadiano pelo seu elevado poder de compra.
Durante a sua deslocação, acompanhado por Paulo Pisco, José Luís Carneiro participou em vários eventos, incluindo uma gala do Magellan Community Centre e um jantar de homenagem ao militante histórico Joel Filipe, fundador da secção do PS em Toronto.
O líder socialista agradeceu o trabalho de diversas personalidades luso-canadianas e às autoridades do Canadá pelo acolhimento de várias gerações de portugueses.












