
Falta de professores no arranque do ano letivo



O secretário-geral do PS, José Luís Carneiro, estimou que mais de 100 mil alunos poderão iniciar o ano letivo sem professor a pelo menos uma disciplina. A sua estimativa baseia-se nos números avançados pelos sindicatos, que apontam para 93 mil alunos, considerando que estes dados estão subestimados devido a falta de informação.
As declarações foram proferidas durante uma visita à Escola André Soares, em Braga, para assinalar a abertura do ano escolar.
Carneiro criticou o atual Governo PSD/CDS por não ter resolvido a questão, contrariando promessas feitas.
Argumentou que se trata de um problema "mais estrutural do que aquilo que parece" e que não será solucionado até ao final da presente legislatura. O líder socialista previu que os meses de outubro, novembro e dezembro serão os mais críticos, devido ao aumento dos pedidos de substituição e de passagem à reforma. O dirigente do PS atribuiu parte da responsabilidade da atual crise a políticas e discursos do passado, que afirmavam haver um excesso de professores e os incentivavam a emigrar. Segundo Carneiro, estas "palavras imponderadas" levaram a que muitos jovens com vocação para o ensino desistissem da carreira, resultando na atual escassez de docentes. Adicionalmente, José Luís Carneiro alertou para "problemas graves" no acesso ao ensino superior, destacando que este ano ficaram por preencher cerca de 10 mil vagas.
Artigos
8







Atualidade
Ver mais
Primeira conferência sobre nutrição infantil desafia pais e educadores
A primeira conferência em Portugal sobre nutrição dos zero aos seis anos, que decorrerá em outubro, visa alertar para o aumento das dificuldades alimentares na infância, muitas com causas clínicas ocultas, desafiando pais e educadores a reconhecer e agir.

Recluso morre em Caxias. Guarda tentou ajudá-lo mas ataque foi fulminante
Um homem com idade entre os 45 e 55 anos morreu esta tarde de domingo depois de ter um ataque cardíaco no pátio do Estabelecimento Prisional de Caxias. Enfermeira e guarda tentaram socorrê-lo, mas homem acabou por morrer.

Fogo de Aljezur destruiu uma habitação e "continua fora de controlo"
O incêndio que hoje deflagrou na Bordeira, no Algarve, destruiu uma casa de segunda habitação em Aljezur, e mantém-se fora de controlo em direção ao concelho de Lagos, indicou a Proteção Civil.

Colisão na EN255 entre Alandroal e Terena provoca um ferido
Uma colisão entre duas viaturas ligeiras de passageiros provocou, na noite de sábado, um ferido na Estrada Nacional 255, entre Alandroal e Terena, no distrito de Évora. O acidente ocorreu pouco depois das 20h30, tendo obrigado ao corte da via durante algum tempo para as operações de socorro e remoção das viaturas. Da colisão resultou […]