menulogo
Notícias Agora
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

António Costa Nega Veto a Plano Europeu para Financiar Ucrânia com Ativos Russos

O presidente do Conselho Europeu, António Costa, assegurou que não existe, até ao momento, qualquer veto por parte dos Estados-membros à proposta de utilização de ativos russos congelados para financiar a defesa da Ucrânia.
News ImageNews ImageNews Image

A discussão entre os líderes do Conselho e da Comissão Europeia sobre a utilização de ativos russos congelados para apoiar a Ucrânia constitui o tema central dos artigos. A proposta em cima da mesa visa canalizar estes fundos para o financiamento da defesa ucraniana, um tópico de elevada importância estratégica no seio da União Europeia.

A informação principal, reiterada em todas as notícias, é uma declaração feita na quinta-feira pelo presidente do Conselho Europeu, António Costa.

Em resposta a perguntas sobre o estado da proposta, Costa afirmou que "ninguém vetou nada".

Esta declaração indica que as negociações continuam e que, apesar da complexidade do tema, nenhum país exerceu o seu poder de bloqueio formal à iniciativa.

Os textos fornecidos são, no entanto, muito sucintos e não aprofundam os pormenores do plano. Não são especificados os montantes envolvidos, o mecanismo exato para a transferência dos fundos, nem quais os líderes específicos, para além de Costa, que participaram nas conversações.

Toda a informação se concentra na garantia dada por António Costa de que a proposta avança na agenda europeia sem oposição formal.

Artigos

4
categoryVer categoria completa