menulogo
Notícias Agora
user
Close

Liga dos Bombeiros Portugueses quer ser ouvida no parlamento

A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) pretende uma reforma profunda no setor da proteção civil, anunciando que irá solicitar audiências ao Governo e ao Parlamento para apresentar um conjunto de propostas destinadas a rever a legislação e a valorizar os bombeiros.
News ImageNews ImageNews Image

Após uma reunião com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP), António Nunes, anunciou a intenção de solicitar audiências com o primeiro-ministro, Luís Montenegro, e com o presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar-Branco.

O objetivo principal é obter o compromisso do Governo e dos partidos para efetuar alterações legislativas no setor e demonstrar a disponibilidade da LBP para participar em todos os fóruns necessários para analisar a primeira fase de combate aos incêndios florestais deste ano. Entre as propostas a apresentar ao Governo, destaca-se a criação de uma unidade de missão dedicada ao estudo e reforma de toda a legislação do setor dos bombeiros, que António Nunes considera "dispersa" e a necessitar de atualização desde 2007. A LBP pretende ainda ver resolvidas questões como o "subfinanciamento crónico" das associações humanitárias, a criação de uma carreira e de um estatuto remuneratório para os bombeiros voluntários com contrato de trabalho, e a melhoria do estatuto social do bombeiro.

Este anúncio surge num contexto de múltiplos incêndios rurais de grande dimensão que têm afetado Portugal continental desde julho, especialmente nas regiões Norte e Centro.

Os fogos já provocaram quatro mortos, incluindo um bombeiro, e vários feridos, um dos quais permanece em estado crítico.

Segundo dados oficiais provisórios, até 23 de agosto arderam cerca de 250 mil hectares, com mais de 57 mil hectares consumidos apenas no incêndio com origem em Arganil.

Para combater as chamas, Portugal ativou o Mecanismo Europeu de Proteção Civil, recebendo apoio de dois aviões Fire Boss, um helicóptero Super Puma e dois aviões Canadair.

Artigos

10

Política

Ver mais
categoryVer categoria completa