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Educação em Foco: Requalificação de Escolas e Expansão de Creches nos Municípios

A requalificação do parque escolar e o aumento do número de vagas em creches públicas surgem como temas centrais nas propostas e iniciativas de diversos municípios portugueses. As candidaturas autárquicas e as administrações locais destacam a educação como uma prioridade, apresentando planos para a reabilitação de escolas e a expansão da rede de apoio à primeira infância.
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A melhoria das infraestruturas educativas e a expansão da rede de creches são prioridades destacadas por candidatos e autarquias em municípios como Porto, Matosinhos, Braga e Vila do Conde.

As propostas focam-se em responder à degradação de edifícios escolares e à crescente procura por vagas para a primeira infância, refletindo uma aposta política no setor da educação. Em Matosinhos, a recandidata pelo PS, Luísa Salgueiro, promete a criação de 300 novas vagas em creches e a reabilitação de nove escolas. O seu programa eleitoral prevê ainda a certificação de bufetes escolares, o reforço do apoio a alunos com necessidades específicas e a implementação de um programa de prevenção do abandono escolar. No Porto, a candidata da CDU, Diana Ferreira, também defende a requalificação do parque escolar municipal e o aumento da rede pública de creches, com especial atenção aos berçários. Em Braga, o candidato do Livre, Carlos Fragoso, aponta a falta de vagas em creches como um problema fulcral, propondo a criação de uma rede pública e parcerias com Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS). Fragoso denuncia igualmente a degradação de muitas escolas do concelho, tanto do 1.º ciclo como as secundárias, e defende a revisão dos protocolos de fornecimento de refeições escolares para garantir a sua qualidade.

Por sua vez, Vila do Conde já avançou com uma iniciativa concreta para qualificar a educação na primeira infância.

O município assinou um acordo de colaboração com o ProChild CoLAB e a Fundação Belmiro de Azevedo para implementar um modelo de formação (DEC®) destinado às equipas educativas de 18 creches locais. O projeto, que abrange 125 educadores e auxiliares, visa capacitar os profissionais com práticas baseadas em evidência científica, promover o desenvolvimento integral das crianças e contribuir para quebrar ciclos de pobreza e exclusão social.

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