Lobo Marinho: O Pioneiro da Descarbonização Marítima em Portugal



O navio Lobo Marinho é o primeiro em Portugal a ser equipado com o sistema ‘On-shore power supply’ (OPS), uma tecnologia que lhe permite ligar-se diretamente à rede elétrica terrestre enquanto está atracado.
O sistema já se encontra operacional nos portos do Funchal e do Porto Santo, permitindo que a embarcação desligue os seus geradores a diesel, que consomem combustível fóssil, para alimentar os seus serviços a bordo, como climatização, iluminação e restauração.
A implementação desta tecnologia representa um avanço significativo na sustentabilidade ambiental.
A principal mais-valia, destacada por Carlos Perdição Santos, administrador executivo da Porto Santo Line, empresa do Grupo Sousa que opera o navio, é a redução de 3.200 toneladas de emissões de CO2 por ano. Adicionalmente, prevê-se uma diminuição no consumo de gasóleo de 1.000 toneladas anuais.
Outros benefícios incluem a melhoria da qualidade do ar nas zonas portuárias e a redução da poluição sonora e das vibrações.
O projeto, inaugurado com a presença do presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, representou um investimento de 3,6 milhões de euros, apoiado pela União Europeia através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
O investimento no Lobo Marinho incluiu também outras modernizações para além do sistema OPS.
A embarcação foi preparada para poder utilizar biocombustíveis, foram instalados variadores de frequência nos motores elétricos para otimizar o seu funcionamento e foi aplicado um tratamento de silicone no casco. Esta última medida visa reduzir o atrito do navio com a água durante a viagem, contribuindo assim para um menor consumo de combustível e, consequentemente, para uma redução adicional das emissões em navegação.
Artigos
7Ciência e Tecnologia
Ver mais
A Estrutura de Missão dos Açores para o Espaço (EMA-Espaço) volta a registar uma saída, com a exoneração, a pedido próprio, do vogal Duarte Cota.Na semana passada, a “Antena 1/Açores” noticiou a demissão do coordenador da mesma estrutura, Paulo Quental. A informação foi inicialmente avançada pelo “Açoriano Oriental”, que apontou como motivo os “significativos constrangimentos” […]

O Vice-Presidente do Governo, Artur Lima, presidiu, em Ponta Delgada, à sessão de encerramento da Conferência “Tech Trends 2025”, promovida pela MEO Empresas.O Vice-Presidente do Governo na Quinta-feira começou por lembrar que os Açores integram a DETA, uma aliança internacional que reúne governos nacionais e regionais de todo o mundo para discutir e fazer avançar […]

Apresentado em setembro, o Mercedes GLC elétrico já pode ser encomendado no nosso País. A versão de lançamento 400 4Matic de 489 cv é proposta a partir de 78.000 €, estando confirmado que a gama incluirá mais quatro opções de motorização, duas delas a ... The post Mercedes GLC elétrico desde 78.000 € first appeared on AutoSport.

Os hackers começaram por criar uma conta no site 'Driver Categorisation' da FIA (algo que qualquer um pode fazer), encontrando uma vulnerabilidade no código que lhes permitiu tornarem-se administradores. Conseguiram aceder ao passaporte, currículo, licença, senha e informação pessoal de Max Verstappen em apenas 10 minutos.




