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Lobo Marinho: O Pioneiro da Descarbonização Marítima em Portugal

O navio Lobo Marinho, que assegura a ligação entre a Madeira e o Porto Santo, tornou-se o primeiro em Portugal a ligar-se à rede elétrica de terra, um marco na descarbonização do transporte marítimo nacional.
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O navio Lobo Marinho é o primeiro em Portugal a ser equipado com o sistema ‘On-shore power supply’ (OPS), uma tecnologia que lhe permite ligar-se diretamente à rede elétrica terrestre enquanto está atracado.

O sistema já se encontra operacional nos portos do Funchal e do Porto Santo, permitindo que a embarcação desligue os seus geradores a diesel, que consomem combustível fóssil, para alimentar os seus serviços a bordo, como climatização, iluminação e restauração.

A implementação desta tecnologia representa um avanço significativo na sustentabilidade ambiental.

A principal mais-valia, destacada por Carlos Perdição Santos, administrador executivo da Porto Santo Line, empresa do Grupo Sousa que opera o navio, é a redução de 3.200 toneladas de emissões de CO2 por ano. Adicionalmente, prevê-se uma diminuição no consumo de gasóleo de 1.000 toneladas anuais.

Outros benefícios incluem a melhoria da qualidade do ar nas zonas portuárias e a redução da poluição sonora e das vibrações.

O projeto, inaugurado com a presença do presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, representou um investimento de 3,6 milhões de euros, apoiado pela União Europeia através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

O investimento no Lobo Marinho incluiu também outras modernizações para além do sistema OPS.

A embarcação foi preparada para poder utilizar biocombustíveis, foram instalados variadores de frequência nos motores elétricos para otimizar o seu funcionamento e foi aplicado um tratamento de silicone no casco. Esta última medida visa reduzir o atrito do navio com a água durante a viagem, contribuindo assim para um menor consumo de combustível e, consequentemente, para uma redução adicional das emissões em navegação.

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