Lobos matam 14 ovelhas num ataque em Vimioso



Na passada sexta-feira, um rebanho foi atacado por um grupo de "pelo menos sete lobos" na freguesia de Carção, no concelho de Vimioso.
O proprietário dos animais, Cândido Rodrigues, encontrou 14 ovelhas mortas, na sua maioria cordeiros, e uma em estado grave.
Este foi o primeiro ataque sofrido por este pastor.
O incidente insere-se num problema recorrente na região do Planalto Mirandês, que abrange também os concelhos de Miranda do Douro e Mogadouro.
Os pastores locais descrevem a situação como uma "calamidade", referindo "avultados prejuízos" e mostrando-se apreensivos com a crescente proximidade dos ataques às aldeias.
Por este motivo, apelam a uma atuação por parte do Governo para solucionar o problema.
De acordo com dados do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) divulgados em setembro de 2025, desde 2024 tinham sido registados 32 ataques de lobos na região. Só no concelho de Miranda do Douro, foram reportados cinco ataques num único mês, resultando na morte e ferimentos graves de dezenas de animais.
O lobo ibérico é uma espécie protegida em Portugal com o estatuto de espécie em perigo. Em resposta a esta problemática, foi apresentado em julho o "Programa Alcateia 2025-2035", que visa a proteção da espécie.
O programa conta com um orçamento de 3,3 milhões de euros para o ano corrente e prevê uma revisão dos valores das indemnizações por ataques a gado, para os aproximar dos valores de mercado.











