menulogo
Notícias Agora
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Conflito no Planalto Mirandês: A Sobrevivência do Lobo Ibérico Contra a Subsistência dos Pecuaristas

Um novo ataque de lobos que vitimou um bezerro recém-nascido em Miranda do Douro reacende o debate sobre a convivência entre a espécie protegida e a pecuária, destacando os avultados prejuízos para os produtores locais.
News ImageNews ImageNews Image

No concelho de Miranda do Douro, em Duas Igrejas, um bezerro recém-nascido foi morto por lobos na manhã de sábado. O proprietário, Eduardo Martins, que se dedica à criação de bovinos de raça ‘Limousine’ no Parque Natural do Douro Internacional (PNDI), foi alertado pelos seus cães e encontrou o animal já parcialmente comido.

Martins acredita que o ataque foi realizado por, pelo menos, dois lobos, com base nas marcas deixadas no local.

O produtor lamentou a perda, sublinhando não só o valor comercial do animal, que poderia atingir entre 2.000 a 2.500 euros aos dois meses, mas também o apego à raça.

Eduardo Martins queixou-se de que não receberá qualquer indemnização pela morte do bezerro, uma vez que este tinha menos de um mês de vida, o que evidencia uma lacuna no sistema de compensações. Este incidente insere-se num contexto de ataques crescentes na região. Segundo dados do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), entre 25 de julho e 2 de outubro, registaram-se 22 ataques de lobos no Planalto Mirandês, que resultaram na morte de 83 animais, na sua maioria ovinos, de um total de 113 afetados. Um grupo de pastores da região já classificou a situação como uma “calamidade”, apelando à intervenção do Governo para mitigar os “avultados prejuízízos”. Em resposta a esta problemática, e reconhecendo o estatuto de espécie protegida e em perigo do lobo ibérico, o Governo aprovou na passada quarta-feira uma revisão do regime de proteção da espécie. O ministro da Presidência, António Leitão Amaro, anunciou a atualização das regras de pagamento de indemnizações aos produtores pecuários, afirmando que estes estão na “linha de frente” de uma decisão coletiva de proteger o animal. O ICNF reitera que todos os prejuízos confirmados por perícia como sendo da autoria de lobos são compensados.

Artigos

5

Atualidade

Ver mais
News Image
Subsídio de Natal explicado: quem tem direito, quando é pago e como se calcula

Com a aproximação do final do ano, o subsídio de Natal volta a ser tema de destaque entre trabalhadores e empresas. Este apoio financeiro é um direito garantido a todos os trabalhadores por conta de outrem, funcionários públicos e pensionistas, funcionando como um 14.o mês de salário.O pagamento deve ser efetuado até 15 de dezembro, […] O conteúdo Subsídio de Natal explicado: quem tem direito, quando é pago e como se calcula aparece primeiro em Noticias em Direto.

Source LogoNotícias em Direto
News Image
Santa Maria da Feira é o primeiro concelho de Aveiro a participar no estudo nacional de prevalência da Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica

É já durante o mês de novembro que as freguesias de Argoncilhe, Canedo, Vale, Vila Maior e Paços de Brandão, no concelho de Santa Maria da Feira, em Aveiro, irão receber os técnicos que estão a realizar um estudo pioneiro para avaliar a prevalência da Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC) em Portugal, uma iniciativa da Sociedade Portuguesa de Pneumologia. O projeto, que contará com uma amostra de cerca de 9000 participantes, pretende determinar o impacto da DPOC no nosso país, avaliar a gravidade da doença e identificar quantas pessoas apresentam fatores de risco para o seu desenvolvimento, com a particularidade […] O conteúdo Santa Maria da Feira é o primeiro concelho de Aveiro a participar no estudo nacional de prevalência da Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica aparece primeiro em Notícias do Centro.

Source LogoNotícias do Centro
News Image
Concessão para reabilitação de vivendas no porto da Nazaré sob suspeita de corrupção e branqueamento

Inspetores da Polícia Judiciária realizaram buscas nesta segunda-feira na Câmara Municipal da Nazaré, em diversos organismos do Estado, numa sociedade anónima de capitais públicos, em três sociedades comerciais e num empreendimento turístico, devido a suspeitas de “crimes de participação económica em negócio, falsificação, corrupção e branqueamento de capitais” nos procedimentos relacionados com um contrato de concessão, durante quarenta anos, da utilização privativa de uma área do domínio público marítimo na zona do porto de abrigo da Nazaré, no âmbito da reabilitação e conservação para fins turísticos de nove moradias que ali foram construídas.

Source LogoJornal das Caldas
categoryVer categoria completa
Audio NewsNotícias em áudio
ExploreExplorar FollowingA seguir BriefingsBriefings
AudioAudio
Descarregar a app
Tenha acesso a todas as notícias, fontes e temas seleccionados por si.
Google Play App Store
Phones