
Campanha de Vacinação Sazonal 2025/2026



A campanha de vacinação sazonal para o outono e inverno de 2025/2026, que visa proteger a população contra a gripe e a covid-19, tem início oficial esta terça-feira, dia 23 de setembro. De acordo com o calendário definido pela Direção-Geral da Saúde (DGS), a campanha irá decorrer até 30 de abril, com os preparativos logísticos a serem ultimados na véspera do arranque.
Para assegurar que as vacinas chegam a todo o território nacional, foi montada uma complexa operação de distribuição.
Este esforço, liderado pelos distribuidores farmacêuticos associados da ADIFA, visa colocar 3 milhões de doses em cerca de 2.600 farmácias aderentes. A logística envolve mais de 2 mil profissionais, 600 viaturas e 26 plataformas logísticas, garantindo o cumprimento dos mais exigentes requisitos de segurança e qualidade, incluindo uma infraestrutura avançada de cadeia de frio.
Nuno Flora, Presidente da ADIFA, destacou a eficiência do sistema de distribuição farmacêutica em Portugal, sublinhando o compromisso do setor neste esforço preventivo essencial para a saúde pública. Segundo Ema Paulino, presidente da Associação Nacional de Farmácias, existem vacinas suficientes para a campanha e foram estabelecidas novas regras para a vacinação de crianças. A administração das vacinas nas farmácias, integrada no Serviço Nacional de Saúde (SNS), continuará a ser gratuita para os grupos prioritários.
Conforme especificado, a gratuitidade aplica-se, nomeadamente, aos utentes com idades compreendidas entre os 60 e os 84 anos.
As associações médicas alertam para a importância desta vacinação sazonal.
Artigos
69




































































Atualidade
Ver mais
PSP renova instalações no aeroporto de Lisboa e inicia desratização
A PSP indicou hoje que decorre um processo de substituição e renovação de vários artigos e equipamentos nas instalações policiais no aeroporto de Lisboa, avançando que a ANA - Aeroportos de Portugal já iniciou ações de desratização.

20 minutos: as buscas na TAP à indemnização de Alexandra Reis e o ataque a adeptos do FCP em Alvalade
A TAP está a ser alvo de buscas por causa da indemnização de 500 mil euros a Alexandra Reis. As autoridades suspeitam de vários crimes, incluindo administração danosa, e procuram documentos na sede da empresa e num escritório de advogados. O caso levou à demissão do então ministro Pedro Nuno Santos. Foram detidos mais três elementos da claque do Sporting Juve Leo pelo ataque a adeptos do Porto. O carro em que seguiam foi incendiado depois de um jogo de hóquei em patins, em Alvalade. O processo já tem seis arguidos indiciados por tentiva de homicidio.

Droga e telemóveis escondidos de forma ousada: Mulher travada na cadeia de Coimbra
Uma mulher foi intercetada no sábado à tarde, 19 de setembro, por guardas prisionais do Estabelecimento Prisional de Coimbra, quando...

Ratos, falta de limpeza de condições: PSP está a renovar instalações no aeroporto de Lisboa
Processo de substituição e renovação de vários artigos e equipamentos nas instalações policiais no aeroporto de Lisboa já teve início