Loja de música Piranha no Porto celebra 30 anos de resistência



A loja de música Piranha, localizada no Centro Comercial Itália, no Porto, celebra este mês o seu 30.º aniversário.
Segundo o seu fundador e proprietário, Miguel Teixeira, a longevidade do espaço deve-se à existência de um “nicho muito pequeno” mas “muito fiel” de clientes que continuam a valorizar o formato físico e a qualidade musical.
A história da loja remonta a 1995, quando foi fundada com o nome Carbono, fruto de uma parceria com uma loja de Lisboa. No entanto, a paixão de Miguel Teixeira pela música alternativa é anterior, tendo origem no seu envolvimento em ‘fanzines’, como a Peresgótika, e na rádio, com o programa “O Arco do Cego” na então rádio pirata Nova Era, que esteve no ar mais de uma década. Esta atividade permitiu-lhe aceder a muito material promocional e a criar uma rede de contactos internacionais, numa altura em que a internet em Portugal era praticamente inexistente. A dificuldade em encontrar a música que gostava levou-o a criar a sua própria loja.
A Carbono do Porto acabou por se autonomizar e mudar o nome para Piranha devido a visões de negócio distintas da parceira de Lisboa.
Enquanto a loja lisboeta tinha uma abordagem mais comercial, Miguel Teixeira pretendia explorar um nicho mais alternativo.
A Piranha cresceu durante o auge do CD, período que descreve como “uma loucura” de cerca de 10 anos, e ainda hoje mantém o CD como formato de destaque, apesar do ressurgimento do vinil.
O aparecimento da internet e da pirataria representou um grande desafio, mas a loja sobreviveu através da sua clientela fiel e das encomendas online.
A Piranha especializa-se em géneros como ‘post-punk’, ‘punk’, gótico, as várias vertentes do metal, ‘darkwave’ e ‘synthpop’.
Para assinalar os 30 anos, a loja promoveu o lançamento de um livro sobre metal, “A Fúria do Céu”, e de um álbum da banda portuguesa Radiant Though. Para 2026, está planeada uma exposição intitulada “30 anos, 30 álbuns” e está a ser tentada a organização de um encontro com a banda turca She Past Away, que atuará no Porto em janeiro.








