
Lousã e Redondo integram Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses



O Teatro Municipal da Lousã, no distrito de Coimbra, e o Centro Cultural do Redondo, no distrito de Évora, foram oficialmente incluídos na Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses (RTCP). A integração foi formalizada através de um aviso publicado no Diário da República, assinado pelo diretor-geral das Artes, Américo Rodrigues. As credenciações foram homologadas pelo secretário de Estado da Cultura, Alberto Santos, nos dias 6 e 10 de setembro, respetivamente.
Com estas duas novas adesões, a rede passa a contar com 103 equipamentos culturais, juntando-se aos 101 já existentes.
A RTCP, criada em 2020, tem como principal objetivo combater as assimetrias regionais e fomentar a coesão territorial no acesso à cultura e às artes em Portugal.
A rede é composta por uma diversidade de espaços, como auditórios municipais, casas de cultura, teatros, cineteatros e centros de artes.
Entre os seus membros contam-se equipamentos como o Cineteatro Messias (Mealhada), o Teatro Académico Gil Vicente (Coimbra), o Teatro das Figuras (Faro), o Centro Cultural Olga Cadaval (Sintra), o Coliseu Micaelense (Ponta Delgada) e o Teatro Municipal Baltazar Dias (Funchal).
Para apoiar a atividade destes espaços, foi aberto no final de agosto um programa plurianual de apoio à programação, com uma dotação global de 24 milhões de euros a aplicar entre 2026 e 2029.
Este valor é idêntico ao do ciclo anterior, que abrangeu o período de 2022 a 2025, durante o qual 39 dos 101 equipamentos obtiveram apoio. O anúncio do novo concurso foi publicado a 26 de agosto, com cerca de três meses de atraso em relação ao prazo de maio previsto na declaração anual da Direção-Geral das Artes (DGArtes). O apoio financeiro, concedido através de um “concurso limitado” às entidades gestoras dos equipamentos credenciados, destina-se a financiar a programação em diversas áreas artísticas.
Estas incluem as artes performativas (circo, dança, música, ópera e teatro), as artes visuais (arquitetura, artes plásticas, design, fotografia e novos media), projetos de cruzamento disciplinar e ainda as áreas do cinema e do audiovisual.
Artigos
7






Cultura e Entretenimento
Ver mais
"Se pudesse trabalhar só em Portugal sempre, assinaria agora"
Bruno Cabrerizo esteve à conversa com o Notícias ao Minuto sobre o seu novo projeto na TVI, 'Terra Forte', que vai estrear em breve. O ator enfatizou ainda o quão é "feliz aqui em Portugal", embora distante dos filhos, que vivem em Itália, país cujo mercado se fechou após 10 anos a trabalhar fora.

Novo anúncio do El Corte Inglés é filmado em Lisboa
Com direção criativa de César Brandariz, María Coronado, Javier Gómez Blanzaco, Inma Ruiz, Pablo García e Julio Cesar Ortega, a campanha é protagonizada por Alessandra Ambrosio (na foto, à esq.), Jon Kortajarena (ao centro) e Candice Swanepoel (à dir.) [Leia mais]

“O teatro é o país da igualdade, não interessa se és protagonista. Se errar o texto destrói-se o espetáculo”
Mais um episódio especial de ‘Irresistível’, e novamente com um nome grande da representação e das artes do espetáculo do Brasil.

Homenagem ao maior fã de novelas do 'Terra Nossa': "Sei quem matou Jorge Tadeu e como o Roque Santeiro desapareceu"
Assista à despedida de César Mourão da Ilha do Pico