
Assalto ao Museu do Louvre



Na manhã de domingo, 19 de outubro, pouco depois da abertura de portas, um grupo de três a quatro homens assaltou o Museu do Louvre.
A operação, que durou entre seis e sete minutos, ocorreu enquanto havia visitantes no interior.
Os assaltantes, com os rostos cobertos e pelo menos um deles a usar um colete de trabalhador, acederam à Galeria d'Apollon, no primeiro andar, através de uma janela.
Para tal, utilizaram um elevador de carga ou empilhadora, que estava na via pública devido a obras nas proximidades, para se elevarem até à janela, que depois partiram para entrar.
O alvo foram as Joias da Coroa Francesa. Com recurso a pequenas motosserras, os ladrões arrombaram as vitrinas e levaram nove peças das coleções da era napoleónica.
Durante a fuga em scooters, deixaram cair uma das peças, a coroa da Imperatriz Eugénia, que foi recuperada danificada.
As oito joias desaparecidas, descritas como de "inestimável valor patrimonial", incluem tiaras, colares, brincos e pregadeiras com milhares de diamantes, pérolas e safiras, pertencentes à Imperatriz Eugénia, à Rainha Maria Amélia e a Marie-Louise.
O famoso diamante "Regente", exposto na mesma galeria, não foi levado.
O assalto gerou uma forte reação em França.
O ministro da Justiça, Gérald Darmanin, admitiu a falha das autoridades e considerou que o roubo transmite uma "imagem deplorável" do país.
O presidente Emmanuel Macron prometeu que tudo será feito para capturar os suspeitos, que continuam em fuga.
Como consequência, o governo francês anunciou o reforço da segurança em todos os locais culturais.
O Museu do Louvre permaneceu encerrado na segunda-feira seguinte ao assalto para investigações, reembolsando os visitantes com bilhetes comprados.
O caso está a ser investigado pela Brigada de Repressão ao Banditismo.
O roubo tornou-se um dos assuntos mais comentados a nível mundial, com vídeos do momento, gravados por testemunhas, a serem amplamente divulgados. Curiosamente, um vídeo gerado por Inteligência Artificial, mostrando um gato como o ladrão, tornou-se viral nas redes sociais.
Artigos
44











































Cultura e Entretenimento
Ver mais
Cantor norte-americano atua pela primeira vez em Portugal no dia 11 de julho.

Cantora e Ministra da Cultura do Brasil apresenta-se esta quarta-feira no Lisboa Ao Vivo (LAV).

Terminadas as eleições, avaliados os resultados, com juras de sangue romano e traições teatrais, o universo seguiu em frente e foi, finalmente, trazida a debate uma proposta que me parece essencial para o futuro da Região. Refiro-me à alteração do Decreto Legislativo Regional (DLR), referente ao Regime Jurídico de Apoio a Atividades Culturais (RJAAC), que […] O conteúdo Opinião: Alexandra Manes | Cultura par(a)mentar aparece primeiro em jornalacores9.pt.

Não importa a idade, quando ouvimos os primeiros acordes de “Dancing Queen” ou “Gimme! Gimme! Gimme! (A Man After Midnight)”, toda a gente começa imediatamente a abanar a perna. Os ABBA são, até hoje, um dos grupos mais populares da história, com mais de 350 milhões de álbuns vendidos em todo o mundo. Por tudo […] O conteúdo Lisboa vai receber concerto especial de homenagem aos ABBA aparece primeiro em NiT.