menulogo
Notícias Agora
user
Close

Eclipse Lunar Total de Setembro

O último eclipse lunar total do ano ocorreu no passado domingo, 7 de setembro, pintando a lua de tons avermelhados e proporcionando um espetáculo visível em várias partes do globo.
News ImageNews ImageNews Image

No passado domingo, 7 de setembro, ocorreu o segundo e último eclipse lunar total do ano, um fenómeno que pintou a lua de tons avermelhados, sendo por isso conhecido como “Lua de Sangue”. De acordo com a NASA e o Observatório Astronómico de Lisboa (OAL), este evento acontece quando a Terra se posiciona entre o Sol e a Lua, durante a fase de Lua cheia, projetando a sua sombra sobre o satélite natural.

A observação do fenómeno não exige qualquer equipamento especial.

Com uma duração de aproximadamente 82 minutos na sua totalidade, foi o eclipse mais longo do ano.

O evento foi visível em várias partes do mundo.

A sua fase total pôde ser observada a partir da Austrália, Índia, Ásia Central e em algumas regiões da Rússia, Japão e África Oriental. Já a fase final do eclipse foi visível na Europa, no resto da Ásia, em África e na Nova Zelândia. Em Portugal, a observação do eclipse foi dificultada pelo tempo nublado em grande parte do território.

Ainda assim, algumas pessoas conseguiram avistar o fenómeno, especialmente na sua fase parcial final, a partir das 20h00.

Foram partilhadas imagens nas redes sociais de locais como Viana, Carrazeda de Ansiães, Trás-os-Montes, Chaves, Vila Real, Douro e Arouca.

Para os entusiastas, entidades como a instituição norte-americana “Time and Date” realizaram transmissões em direto do evento.

Foi ainda mencionado que no dia 21 de setembro, também um domingo, ocorrerá um eclipse solar parcial, no qual a Lua passará entre a Terra e o Sol, cobrindo parcialmente o disco solar.

Artigos

10

Ciência e Tecnologia

Ver mais
News Image

Alcanena assinala Noite Europeia dos Investigadores com conversa sobre o cancro no Centro Ciência Viva do Alviela

Jornal Mais Ribatejo O Centro Ciência Viva do Alviela, em Alcanena, volta a juntar ciência e comunidade na Noite Europeia dos Investigadores, que se celebra na última sexta-feira de setembro, este ano a 26 de setembro, com início às 19h30. A iniciativa decorre no âmbito do projeto EU-Embraces e propõe, este ano, um Café de Ciência com o […] O conteúdo Alcanena assinala Noite Europeia dos Investigadores com conversa sobre o cancro no Centro Ciência Viva do Alviela aparece primeiro em Mais Ribatejo.

Source LogoMais Ribatejo
categoryVer categoria completa