menulogo
Notícias Agora
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Equilíbrio Térmico de Encélado: A Estabilidade da Lua de Saturno que Alimenta a Esperança de Vida Extraterrestre

Um novo estudo revela que o oceano subterrâneo de Encélado, uma das luas de Saturno, mantém um equilíbrio energético estável, reforçando a possibilidade de ser um dos locais mais promissores do Sistema Solar para o desenvolvimento de vida.
News ImageNews ImageNews Image

Um estudo publicado na revista científica Science Advances indica que Encélado, uma lua de Saturno, possui um ambiente estável propício ao surgimento de vida. A investigação, que contou com a participação da Universidade de Oxford, concluiu que a lua emite muito mais calor do que seria de esperar de um corpo passivo, sugerindo um equilíbrio entre a energia perdida para o espaço e a energia gerada internamente. A possibilidade de vida em Encélado é sustentada pela presença de um oceano de água líquida sob a sua crosta de gelo, juntamente com calor e elementos químicos essenciais, como fósforo e hidrocarbonetos complexos. Para que a vida possa evoluir, no entanto, este oceano necessita de um ambiente estável.

Essa estabilidade é mantida pelo calor gerado pelas marés, resultantes da força gravitacional de Saturno, que comprime e distende a lua na sua órbita.

Um desequilíbrio — pouca energia levaria ao congelamento do oceano, enquanto demasiada energia alteraria drasticamente o ambiente — tornaria a vida inviável.

Utilizando dados da sonda espacial Cassini, que orbitou Saturno entre 2004 e 2017, os cientistas descobriram um fluxo de calor significativo no polo norte, uma região que se pensava ser geologicamente inativa. Anteriormente, acreditava-se que a perda de calor ocorria apenas no polo sul, conhecido pelos seus jatos de vapor de água.

A equipa comparou observações do polo norte durante o inverno (2005) e o verão (2015) para medir a energia que viaja do oceano (0ºC) através do gelo até à superfície (-223ºC). Ao combinar o calor do polo norte com as estimativas anteriores do polo sul, a perda total de calor da lua atinge 54 gigawatts. Este valor corresponde de forma precisa à entrada de calor prevista pelas forças de maré. Este equilíbrio energético sugere que o oceano de Encélado pode permanecer líquido durante escalas de tempo geológicas, oferecendo as condições estáveis necessárias para que a vida possa, potencialmente, surgir. O próximo passo da investigação será determinar a idade do oceano, que ainda é incerta, para avaliar se existiu tempo suficiente para a evolução da vida.

Artigos

6

Ciência e Tecnologia

Ver mais
News Image
Estudo do OKEANOS analisa como os efeitos do processamento culinário afectam o valor nutricional das espécies goraz e boca-negra

A doutoranda Joana Goulart, investigadora do OKEANOS, publicou um trabalho que analisa o impacto dos métodos culinários, mais precisamente “assar, cozer, fritar e grelhar”, na qualidade nutricional do goraz e do boca-negra. O estudo conclui que grelhar é o método mais indicado para o goraz, enquanto cozer é o mais benéfico para o boca-negra, garantindo […]

Source LogoCorreio dos Açores
News Image
Start-up açoriana aposta em Inteligência Artificial e Realidade Imersiva para modernizar sectores tradicionais

A Atlantic Infinity aposta no uso de tecnologias imersivas para modernizar sectores como a educação, desenvolvendo soluções digitais que permitem experiências de aprendizagem mais práticas, seguras e interactivas. “A realidade aumentada juntamente com a Inteligência Artificial permitem criar uma abordagem diferente à educação convencional”, sublinha Paulo Santos, CEO da empresa, que destaca ainda o papel […]

Source LogoCorreio dos Açores
categoryVer categoria completa
Descarregar a app
Tenha acesso a todas as notícias, fontes e temas seleccionados por si.
Google Play App Store
Phones