menulogo
Notícias Agora
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Superlua do Castor: O Espetáculo Celestial Mais Brilhante de 2025

Novembro trará um espetáculo celeste com a superlua mais brilhante de 2025, conhecida como 'Lua do Castor', que poderá ser observada a olho nu em todo o seu esplendor.
News ImageNews ImageNews Image

A superlua de novembro de 2025, popularmente designada 'Lua do Castor', promete ser o maior e mais brilhante evento lunar do ano. Este fenómeno, que corresponde à segunda de três superluas previstas para 2025, será visível na quarta-feira, com o melhor momento para observação a ser logo após o pôr do sol.

O termo 'superlua', criado em 1979 pelo astrólogo Richard Nolle, descreve a coincidência da fase de lua cheia com o perigeu, o ponto da sua órbita elíptica mais próximo da Terra. De acordo com a NASA, esta proximidade faz com que o satélite natural pareça até 14% maior e 30% mais brilhante do que quando se encontra no apogeu, o ponto mais distante da sua órbita. A maior proximidade da Lua à Terra também intensifica ligeiramente a força gravitacional, resultando em marés um pouco mais altas do que o normal.

Contudo, segundo o astrónomo Lawrence Wasserman, do Lowell Observatory, o efeito “não é suficientemente dramático para ser notado na maioria das zonas costeiras”. Para apreciar a 'Lua do Castor' não é necessário qualquer equipamento especial, bastando encontrar um local com céu limpo e boa visibilidade do horizonte.

Embora o pico do fenómeno ocorra na quarta-feira, dia 6 de novembro, às 13h20 (hora de Lisboa), a superlua poderá ser apreciada também nas noites anterior e posterior.

Shannon Schmoll, diretora do Abrams Planetarium da Michigan State University, adverte, no entanto, que o aumento de dimensão pode ser subtil e passar despercebido a olho nu, sendo a diferença mais evidente em comparações fotográficas.

Para quem perder esta oportunidade, haverá uma última superlua em 2025.

O ciclo lunar do ano encerrará com a 'Lua Fria', que surgirá no céu a 6 de dezembro.

Artigos

16
Ver mais▼

Ciência e Tecnologia

Ver mais
categoryVer categoria completa