
Costa conclui no Porto ‘tour’ europeia sobre prioridades políticas do Conselho Europeu



No decorrer de uma visita oficial à China e ao Japão, o primeiro-ministro, Luís Montenegro, teceu críticas à política interna portuguesa, lamentando o que considera ser um excesso de 'politiquice'.
Num discurso de improviso na Expo Osaka, Montenegro questionou se o debate político e mediático em Portugal se foca no essencial ou se, pelo contrário, se perde tempo com questões de pouca importância. O chefe do Governo apelou a políticos, jornalistas e agentes públicos para que se concentrem em potenciar os aspetos positivos do país e aproveitar a 'maré positiva', alertando que as distrações podem impedir Portugal de alcançar um futuro de liderança, bem-estar e justiça social. Segundo Montenegro, tanto os políticos como os jornalistas têm a responsabilidade de 'puxar' mais pelo país.
Paralelamente, o antigo primeiro-ministro e atual presidente do Conselho Europeu, António Costa, encontra-se a realizar uma digressão europeia para auscultar os chefes de Governo e de Estado dos países-membros sobre as prioridades políticas da União Europeia. A 'tour', que decorre entre 1 e 19 de setembro, visa preparar as próximas cimeiras e definir a agenda política para os meses seguintes.
Entre os temas em discussão estão as guerras na Ucrânia e entre Israel e o Hamas, a defesa e o alargamento da UE, o próximo Quadro Financeiro Plurianual (2028-2034) e a competitividade comunitária.
Costa, que iniciou o seu mandato a 1 de dezembro de 2024, sublinhou que o seu papel é construir consensos e reforçar a cooperação, considerando a unidade a maior força da UE.
As agendas dos dois líderes portugueses cruzar-se-ão na próxima sexta-feira, com um encontro agendado entre António Costa e Luís Montenegro na cidade do Porto. Na mesma cidade, o presidente do Conselho Europeu participará também no Fórum Social, evocando a cimeira social realizada em maio de 2021, durante a presidência portuguesa do Conselho da UE, que deu um novo impulso ao Pilar Europeu dos Direitos Sociais.
Artigos
8







Política
Ver mais
Ventura elogia "caçada a imigrantes" em Espanha
O presidente do Chega, André Ventura, disse hoje sentir orgulho no ocorrido em Múrcia, sul de Espanha, onde em julho houve incidentes violentos na localidade de Torre Pacheco após um apelo islamófobo na Internet a uma "caçada de imigrantes".

Coligação Livre, BE e Volt quer combater "isaltinismo" em Oeiras
Dirigentes do Livre, BE e Volt, partidos que compõem a coligação autárquica 'Evoluir Oeiras', acusaram hoje o presidente da Câmara, Isaltino Morais, de "bullying" e falta de transparência, propondo-se a combater o que denominaram de "isaltinismo".

Nuno Reis quer renovar freguesia do Imaculado Coração de Maria
O candidato do Chega a presidente da Junta de Freguesia do Imaculado Coração de Maria assumiu, hoje, como prioridade a reformulação da Quinta Deão. Nuno Reis realça que este quarteirão, “onde vivem muitas famílias”, encontra-se “abandonado e degradado”, isto “apesar das sucessivas promessas de renovação”. “Não podemos aceitar que espaços centrais da nossa freguesia estejam entregues ao esquecimento. O Imaculado Coração de Maria é o coração da cidade do Funchal e não pode ser tratado da forma qu

Livre quer ouvir ministra sobre urgências de Obstetrícia
"A ministra tem que vir dar explicações, necessariamente chamá-la-emos ao Parlamento, mas sem enormes esperanças de que ela seja capaz de resolver qualquer coisa", disse Rui Tavares.