menulogo
Notícias Agora
light modedark mode
Audio News Icon
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Governo reúne com sindicatos após greve geral para discutir reforma laboral

Na sequência da greve geral de 11 de dezembro, o Governo iniciou uma nova ronda de negociações com os parceiros sociais sobre a controversa reforma da legislação laboral, agendando encontros com a UGT e a CGTP.
left
right
News ImageNews ImageNews Image

Após a greve geral convocada pela UGT e pela CGTP a 11 de dezembro, em protesto contra o anteprojeto de lei da reforma laboral, o Governo de Luís Montenegro retomou o diálogo com os parceiros sociais. Na terça-feira, 16 de dezembro, a ministra do Trabalho, Maria do Rosário Palma Ramalho, reuniu-se com uma delegação da UGT, liderada pelo secretário-geral, Mário Mourão, e pela presidente, Lucinda Dâmaso.

A reunião foi descrita como construtiva, embora a central sindical tenha afirmado entrar no diálogo sem cedências.

A UGT contesta várias medidas do plano "Trabalho XXI", argumentando que este promove a precariedade, facilita os despedimentos, desregula os horários de trabalho e enfraquece a negociação coletiva e o direito à greve. Por seu lado, a ministra do Trabalho mostrou-se recetiva a considerar os contributos da UGT, referindo que o anteprojeto é "uma base de trabalho e não uma coisa acabada". No entanto, Rosário Palma Ramalho rejeitou a possibilidade de voltar à "estaca zero", sublinhando que a reforma está legitimada pelo programa de Governo e por um acordo tripartido anterior, que incluía a UGT.

Inicialmente, apenas a UGT tinha sido convocada para esta nova fase de negociações.

Em resposta, a CGTP solicitou uma reunião diretamente com o primeiro-ministro, Luís Montenegro, na segunda-feira, reafirmando a sua exigência de retirada total do pacote laboral. O Governo acedeu ao pedido, tendo uma fonte oficial do gabinete do primeiro-ministro confirmado que o encontro entre Luís Montenegro e a CGTP ocorrerá no dia 7 de janeiro. Esta decisão foi anunciada no mesmo dia em que decorria a reunião entre o Ministério do Trabalho e a UGT.

Artigos

8
Explorar A seguir Resumos Fontes Ouvir
App Notícias Agora
Acompanhe todas as notícias de Portugal e do mundo de forma ainda mais fácil. Instale a nossa app gratuita!
Google Play App Store
Phones