menulogo
Notícias Agora
light modedark mode
Audio News Icon
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Lula da Silva manifesta otimismo sobre acordos do Mercosul apesar do adiamento com a União Europeia

Na cimeira do Mercosul, o Presidente brasileiro Lula da Silva destacou o crescente interesse global em acordos comerciais com o bloco sul-americano, mostrando-se confiante apesar do recente adiamento do pacto com a União Europeia.
left
right
News ImageNews ImageNews Image

Durante a cimeira do Mercosul na Foz do Iguaçu, o Presidente do Brasil, Lula da Silva, afirmou que “o mundo está ávido” por acordos com o bloco, prevendo a concretização de vários entendimentos nos próximos meses. Apesar do adiamento da assinatura do acordo comercial com a União Europeia (UE), que estava prevista para o evento, Lula expressou otimismo, referindo ter recebido indicações de que a França, por si só, não conseguirá bloquear o acordo. O pacto com a UE foi adiado depois de o Conselho Europeu ter anunciado não possuir o apoio necessário para a sua aprovação, propondo a data de 12 de janeiro no Paraguai.

Embora Lula da Silva tivesse anteriormente avisado que o Mercosul abandonaria as negociações se o acordo não fosse assinado na cimeira, os ministros dos Negócios Estrangeiros do bloco expressaram desilusão mas concordaram em esperar que a UE resolva as suas divergências internas. Na cimeira estiveram presentes, para além de Lula, os líderes da Argentina, Javier Milei, do Paraguai, Santiago Peña, e do Uruguai, Yamandú Orsi. O Brasil transferirá a presidência rotativa do Mercosul para o Paraguai.

Paralelamente às negociações com a UE, foram registados avanços internos no Mercosul.

Numa reunião ministerial que antecedeu a cimeira, o Brasil apresentou um relatório indicando progressos na negociação para incluir o comércio de automóveis, açúcar e etanol na zona de livre circulação do bloco, uma antiga reivindicação brasileira que enfrentava a oposição dos restantes parceiros. Foram também concluídos os termos de referência para um estudo técnico que servirá de base para futuras negociações sobre a incorporação do açúcar e do etanol no comércio livre do Mercosul.

Artigos

10
Explorar A seguir Resumos Fontes Ouvir
App Notícias Agora
Acompanhe todas as notícias de Portugal e do mundo de forma ainda mais fácil. Instale a nossa app gratuita!
Google Play App Store
Phones