Rosalía Transcende a Pop com 'Lux', uma Obra Espiritual com Voz Portuguesa



Editado esta sexta-feira, 7 de novembro, “Lux” é o quarto álbum de Rosalía e já está a ser aclamado pela crítica e pelos fãs como o seu melhor trabalho até à data.
A artista catalã de 33 anos afasta-se das convenções da pop moderna para criar uma obra descrita como quase espiritual, inspirada na vida de freiras e nos temas da metamorfose e da identidade. O disco, que significa “luz” em latim, é composto por 15 temas na versão de streaming e 18 na edição física, combinando música popular com elementos de música erudita, eletrónica experimental e flamenco. Um dos principais destaques do álbum é a diversidade de colaborações e de idiomas.
Rosalía canta em 13 línguas, incluindo o português no tema “Memória”, um dueto com a fadista Carminho.
A artista portuguesa agradeceu a colaboração nas redes sociais, escrevendo: “O fado ama-te”.
Além de Carminho, o projeto conta com as participações de Björk e Yves Tumor no single “Berghain”, bem como de Estrella Morente e Silvia Pérez Cruz. A grandiosidade sonora é reforçada pela presença da London Symphony Orchestra e de dois coros, o da Escolania de Montserrat e o do Palau de la Música Catalana.
Com uma produção cinematográfica que alterna entre momentos orquestrais e passagens íntimas, as letras poéticas de “Lux” questionam o papel da fé na era digital e o equilíbrio entre a sensualidade e a pureza.
O lançamento do álbum foi antecedido por um pequeno percalço, quando o segundo single, “Reliquia”, foi disponibilizado brevemente no Spotify antes da data oficial, um incidente sobre o qual a editora Columbia Records não se pronunciou.
Este novo trabalho sucede a “Motomami”, de 2022, que valeu a Rosalía quatro Grammys Latinos.
Artigos
15Cultura e Entretenimento
Ver mais
Foi no passado dia 6 de Novembro que historiadores e arqueólogos do Baixo Guadiana integraram o colóquio Guadiana Medieval: Fortificación y poder en la Frontera, realizado na Universidade de Huelva ao abrigo do VII centenário da morte do rei D. Dinis de Portugal. Com coordenação científica de Juan Luis Carriazo Rubio, docente de História Medieval […] O conteúdo Historiadores e arqueólogos do Baixo Guadiana integraram o Colóquio Guadiana Medieval aparece primeiro em Sempre à Mão.

A Galeria de Arte da Praça do Mar, em Quarteira, acolhe a exposição “TZIMTZUM: o jogo da vontade”, de 15 de novembro a 17 de janeiro de 2026. A apresentação é da autoria conjunta dos artistas David Bastos e José Jesus e encerra a 5.ª edição do PAA – Programa de Apoio às Artes do Município de Loulé. A mostra, […]

Animadores da estação do CM vão estar nas zonas do Saldanha (Lisboa) e na Boavista (Porto).

SIC prepara um documentário-ficção sobre a vida de Sara Norte. Publicado originalmente em Diário do Distrito. Acesse o conteúdo completo: SIC aposta na história de Sara Norte e prepara documentário sobre a vida da atriz







