
Macau em Alerta Máximo com a Aproximação do Supertufão Ragasa



As autoridades de Macau elevaram os níveis de alerta devido à aproximação do supertufão Ragasa, cuja trajetória prevista foi corrigida para passar a menos de 100 quilómetros do território. A Direção dos Serviços Meteorológicos e Geofísicos (SMG) emitiu o sinal de alerta 3 e previu a subida para o sinal 8, com uma forte possibilidade de ser hasteado o sinal 10, o mais elevado, na madrugada de quarta-feira.
A ameaça do Ragasa está a ser comparada à dos tufões Hato (2017) e Mangkhut (2018), que causaram mortos, feridos e graves inundações na região.
O chefe do Executivo de Macau, Sam Hou Fai, alertou para o risco de uma "storm surge" (aumento anormal do nível do mar) grave, que poderá provocar inundações com um nível de água a atingir cerca de cinco metros de altura. Prevê-se que o tufão, que se desloca a 20 quilómetros por hora, traga ventos com força de furacão (escala 12 de Beaufort), chuva forte e trovoadas.
Os residentes, especialmente os que vivem em andares mais altos e em zonas baixas, foram instados a tomar precauções e a prepararem-se para uma possível evacuação. Em resposta à ameaça, o governo suspendeu as aulas para terça e quarta-feira e encerrou os serviços públicos não essenciais.
As ligações de transporte com Hong Kong e com o interior da China foram suspensas.
A população acorreu aos supermercados para se abastecer de bens essenciais, seguindo as recomendações das autoridades para armazenar água e alimentos não perecíveis para três dias. A polícia alertou ainda para a possibilidade de cortes de energia. O Ragasa, também conhecido como 'Nando' nas Filipinas, já demonstrou o seu poder ao atingir o norte do país com ventos de quase 270 km/h, forçando a evacuação de mais de 10 mil pessoas. Considerado a tempestade mais forte do mundo em 2025, levou também ao cancelamento de voos e serviços de ferry em Hong Kong e Taiwan.
Cidades no sul da China, como Shenzhen, estão igualmente em alerta máximo, a preparar-se para o impacto do supertufão.
Artigos
8







Mundo
Ver mais
China pede a EUA e Rússia "responsabilidade especial" no desarmamento nuclear
A China apelou hoje aos Estados Unidos e à Rússia para que assumam "com seriedade" a responsabilidade pelo desarmamento nuclear, após Moscovo propor a extensão do tratado Novo START, que expira em fevereiro de 2026.

"Ameaça significativa". Serviços secretos preocupados com voo de drones
Os serviços de informações da Dinamarca avisaram hoje que o país enfrenta uma "ameaça significativa" de sabotagem depois de drones pilotados por desconhecidos terem sobrevoado o aeroporto de Copenhaga na noite de segunda-feira.

Ex-Presidente filipino acusado de envolvimento no assassínio de 76 pessoas
As acusações de crimes contra a humanidade relativas ao ex-Presidente filipino Rodrigo Duterte alegam o seu envolvimento no assassínio de pelo menos 76 pessoas enquanto era chefe de Estado e, anteriormente, presidente da Câmara de Davao.

"Não foi nada 'Nice'". Colisão entre aviões evitada "por pouco" em França
Incidente aconteceu à chegada ao aeroporto francês de Nice. Colisão terá sido evitada por três metros de distância. h