menulogo
Notícias Agora
user
Close

Macau em Alerta Máximo com a Aproximação do Supertufão Ragasa

Macau prepara-se para o impacto do supertufão Ragasa, considerado a tempestade mais forte do mundo em 2025, com as autoridades a emitirem alertas máximos e a preverem inundações e ventos de força semelhante aos tufões devastadores Hato e Mangkhut.
News ImageNews ImageNews Image

As autoridades de Macau elevaram os níveis de alerta devido à aproximação do supertufão Ragasa, cuja trajetória prevista foi corrigida para passar a menos de 100 quilómetros do território. A Direção dos Serviços Meteorológicos e Geofísicos (SMG) emitiu o sinal de alerta 3 e previu a subida para o sinal 8, com uma forte possibilidade de ser hasteado o sinal 10, o mais elevado, na madrugada de quarta-feira.

A ameaça do Ragasa está a ser comparada à dos tufões Hato (2017) e Mangkhut (2018), que causaram mortos, feridos e graves inundações na região.

O chefe do Executivo de Macau, Sam Hou Fai, alertou para o risco de uma "storm surge" (aumento anormal do nível do mar) grave, que poderá provocar inundações com um nível de água a atingir cerca de cinco metros de altura. Prevê-se que o tufão, que se desloca a 20 quilómetros por hora, traga ventos com força de furacão (escala 12 de Beaufort), chuva forte e trovoadas.

Os residentes, especialmente os que vivem em andares mais altos e em zonas baixas, foram instados a tomar precauções e a prepararem-se para uma possível evacuação. Em resposta à ameaça, o governo suspendeu as aulas para terça e quarta-feira e encerrou os serviços públicos não essenciais.

As ligações de transporte com Hong Kong e com o interior da China foram suspensas.

A população acorreu aos supermercados para se abastecer de bens essenciais, seguindo as recomendações das autoridades para armazenar água e alimentos não perecíveis para três dias. A polícia alertou ainda para a possibilidade de cortes de energia. O Ragasa, também conhecido como 'Nando' nas Filipinas, já demonstrou o seu poder ao atingir o norte do país com ventos de quase 270 km/h, forçando a evacuação de mais de 10 mil pessoas. Considerado a tempestade mais forte do mundo em 2025, levou também ao cancelamento de voos e serviços de ferry em Hong Kong e Taiwan.

Cidades no sul da China, como Shenzhen, estão igualmente em alerta máximo, a preparar-se para o impacto do supertufão.

Artigos

8
categoryVer categoria completa