
Feito Histórico: Madalena Costa, a Jovem Prodígio que Conquistou o Mundo da Patinagem Artística



A atleta portuguesa Madalena Costa, com apenas 17 anos, alcançou um feito inédito para o desporto nacional ao sagrar-se campeã mundial de seniores em patinagem artística livre.
A competição, que decorreu em Pequim, na China, assinalou a primeira vez que Portugal conquistou uma medalha de ouro nesta disciplina e escalão.
A vitória de Madalena Costa é notável não só pelo pioneirismo, mas também pelos recordes estabelecidos.
Apesar de estar a cumprir o seu primeiro ano no escalão júnior, a jovem patinadora tornou-se na mais jovem de sempre a nível global a conquistar este título. Com uma pontuação total de 260.15, somando as provas de programa curto e longo, estabeleceu um novo recorde mundial, alcançando a maior pontuação de sempre em todos os escalões da patinagem artística feminina.
O pódio ficou completo com a italiana Cioia Fiori, que conquistou a medalha de prata com 224.76 pontos, e a espanhola Sira Bella Gallardo, que levou o bronze com 185.66 pontos.
As também portuguesas Catarina Craveiro e Mariana Almeida terminaram em sétimo e oitavo lugar, respetivamente.
Em declarações, Madalena Costa expressou sentir-se "muito realizada" com o trabalho desenvolvido com a sua equipa técnica, afirmando que o título lhe dá ainda mais motivação para o futuro.
A jovem campeã, que celebrou o seu 17.º aniversário em 14 de outubro, referiu que a medalha de ouro representa a superação de obstáculos, as horas de treino e os sacrifícios feitos, bem como a concretização dos seus "sonhos muito grandes" de infância.
Este triunfo mundial surge no mesmo ano em que já se tinha sagrado tetracampeã europeia, com a conquista do Campeonato da Europa em setembro.
Artigos
12











Desporto
Ver mais
A edição de 2025 do V Trail e Caminhada “Rota da Maçã de Montanha de Armamar” voltou a encher de energia os trilhos do concelho de Armamar. O trail foi integrado na Feira da Maçã de Montanha de Armamar. No Trail Curto (12 km - Masculino), a equipa do FC VIZELA destacou-se com bons resultados, conquistando o 1.º lugar por equipas. Classificação Geral – Trail Curto 12 km (Masculino):2.º lugar – Marco Correia (2° lugar M40)7.º lugar – Filipe Coelho (2° lugar sénior)12.º lugar – Sérgio Talagaia (7° lugar M40)13.º lugar – Daniel Machado (4° lugar sénior)16.º lugar – Diogo Mota (7° lugar sénior)38.º lugar – Raul Machado (15° lugar M40).

Jannik Sinner gastou menos de uma hora para arrasar Daniel Altmaier em Viena e garante que se sente muito bem. Continue reading Sinner arrasa no regresso ao piso rápido indoor: «Sempre estive muito confortável nesta fase» at Bola Amarela.

Tim Henman acredita que Taylor Fritz é o tenista com melhores condições para romper a hegemonia de Carlos Alcaraz e Jannik Sinner. Continue reading Henman aposta em Fritz para romper domínio de Alcaraz e Sinner at Bola Amarela.

Andy Roddick ouviu as queixas de Novak Djokovic sobre um alegado monopólio e deixou uma pergunta de volta para o sérvio. Continue reading Roddick deixa recado a Djokovic: «De que monopólio estás a falar?» at Bola Amarela.