Da Petição Cidadã à Ação Europeia: Eurodeputados Avaliam Crises da Habitação e Incêndios na Madeira



Uma delegação composta por cinco eurodeputados da Comissão das Petições (PETI) do Parlamento Europeu, incluindo o socialista Sérgio Gonçalves, inicia uma visita à Madeira na segunda-feira, 27 de outubro, que se prolongará até ao dia 30.
A missão tem como objetivo principal avaliar a oferta de habitação a preços acessíveis e a ameaça dos incêndios florestais sazonais na ilha.
Esta visita foi motivada por uma petição apresentada por cidadãos ao Parlamento Europeu.
A deslocação ocorre no contexto de uma crise de habitação que afeta a União Europeia, marcada por um aumento significativo dos preços das casas e das rendas.
De acordo com dados do Conselho Europeu, cidades como Lisboa, Barcelona e Madrid estão entre aquelas onde os habitantes despendem a maior percentagem do seu salário em habitação.
Durante a sua estadia, os eurodeputados irão visitar projetos habitacionais na Madeira que são financiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) da UE, com o intuito de analisar as condições de acesso da população local a moradias acessíveis. Para além da questão da habitação, a delegação irá também analisar o impacto dos incêndios florestais, que têm causado prejuízos significativos em toda a ilha. A agenda da missão inclui reuniões com o presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, e outros membros do executivo, para debater os resultados da visita e definir possíveis ações futuras. Está igualmente agendado um encontro com os cidadãos peticionários, cujas preocupações estiveram na origem da organização desta missão.