menulogo
Notícias Agora
light modedark mode
Audio News Icon
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Governo da Madeira pede intervenção da República para resolver bloqueio no porto de Leixões

O Governo Regional da Madeira solicitou a intervenção urgente do Governo da República para resolver a acumulação de contentores no porto de Leixões, que ameaça o abastecimento da região. A situação, que já gerou críticas políticas, é considerada "inaceitável" pelo executivo madeirense.
left
right
News ImageNews ImageNews Image

O Secretário Regional da Economia da Madeira, José Manuel Rodrigues, apelou à intervenção do Ministério das Infraestruturas e Habitação para resolver a retenção de carga destinada à região no porto de Leixões.

O governante classificou a situação como "inaceitável", sublinhando que esta põe em causa o abastecimento de bens essenciais e mercadorias, especialmente crítico durante a época festiva.

O problema reside na acumulação de contentores no porto, consequência da implementação de um novo sistema informático, o SiMTeM. As disfunções no processamento das autorizações de saída levaram o concessionário da operação portuária, o Terminal de Contentores de Leixões (TCL), a anunciar a interrupção da receção de contentores para exportação a partir de 23 de dezembro por falta de espaço. José Manuel Rodrigues instou o Governo Central, bem como os serviços alfandegários, a encontrar rapidamente uma solução para acelerar o despacho dos contentores, de modo a não prejudicar a economia regional e a vida de empresas e famílias, tanto na Madeira como nos Açores.

Em reação, o vereador eleito pelo UNE no Porto Santo, Luís Bettencourt, acusou o Governo Regional de "incoerência" e "hipocrisia".

O vereador criticou a postura do executivo, afirmando que este, "quando convém, (...) sabe apontar responsabilidades", sugerindo um duplo critério na forma como o governo madeirense lida com as suas próprias responsabilidades e as do Governo da República.

Artigos

5
Explorar A seguir Resumos Fontes Ouvir
App Notícias Agora
Acompanhe todas as notícias de Portugal e do mundo de forma ainda mais fácil. Instale a nossa app gratuita!
Google Play App Store
Phones