
Balanço do Verão de 2025 na Hotelaria Portuguesa



A Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) fez um balanço positivo do setor para o verão de 2025, abrangendo o período de junho a setembro.
A nível nacional, a taxa de ocupação manteve-se estável nos 81%, enquanto o preço médio por quarto registou uma ligeira subida para 161 euros. O Algarve foi considerado a "estrela do verão", com uma taxa de ocupação de 88% e um aumento no preço médio por quarto para 206 euros, mantendo a liderança nos preços.
As restantes regiões apresentaram resultados distintos.
A Região Autónoma da Madeira destacou-se com a taxa de ocupação mais elevada do país, atingindo os 91%.
Em contraste, os Açores e a região Centro viram as suas taxas de ocupação descer para 86% e 56%, respetivamente, embora ambas tenham registado um aumento no preço médio por quarto, para 143 euros e 109 euros, respetivamente.
Lisboa apresentou um cenário de estagnação, ou "planalto", segundo Cristina Siza Vieira, vice-presidente executiva da AHP.
A capital foi a única região onde o preço médio por quarto não subiu, mantendo-se nos 176 euros, apesar de a taxa de ocupação ter aumentado para 86%.
A dirigente da AHP apontou a operação no limite da capacidade do aeroporto de Lisboa como um dos entraves ao crescimento na cidade, mas ressalvou não prever uma descida de preços. Apesar desta estagnação, a confiança no futuro turístico de Lisboa mantém-se, como demonstra o investimento do Baixa Hotels Group.
O grupo anunciou um plano de seis milhões de euros para os próximos dois anos, com o objetivo de expandir a sua capacidade em mais de 30 quartos nas unidades já existentes. Francisco Bordalo, CEO do grupo, justifica o investimento com a crescente procura e a convicção de que "Lisboa tem ainda muito para oferecer aos visitantes", salientando que as suas unidades na capital registam uma taxa média anual de ocupação de 95%.
Artigos
9








Economia
Ver mais
A Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada (CCIPD) manifestou hoje a sua oposição e “total discordância” ao projeto-piloto da semana de quatro dias na administração pública regional, que o Governo dos Açores vai implementar em janeiro. Em comunicado, a associação empresarial das ilhas de São Miguel e Santa Maria demonstra “a sua preocupação […] O conteúdo Empresários dos Açores contra semana de quatro dias na administração pública regional aparece primeiro em jornalacores9.pt.

Os prémios distinguiram as marcas, agências e profissionais que mais se destacaram no setor, pelo seu impacto, através do marketing, reconhecendo este como um motor de evolução para as marcas, os negócios e a sociedade. Entre os grandes vencedores da noite, estão: a IKEA, que ganhou o Grande Prémio e foi distinguida como Marca do […] O conteúdo Já são conhecidos os vencedores dos APPM Marketing Awards 2025 aparece primeiro em Briefing: Todas as notícias sobre os negócios do Marketing e da Publicidade.

De acordo com a presidente dos APPM Marketing Awards, esta edição superou as expectativas, sendo que esta marca uma nova fase para os galardões. Sandra Alvarez acredita que a associação se está a afirmar dentro do mercado dos prémios e isso é “claramente notório”, não só pela adesão do ponto de vista das marcas, mas […] O conteúdo Para Sandra Alvarez, o futuro dos APPM Marketing Awards passa pelo crescimento aparece primeiro em Briefing: Todas as notícias sobre os negócios do Marketing e da Publicidade.

Na perspetiva da diretora-geral e Board Advisor da LPM, as Public Relations são “essenciais” no mundo atual, a todos os níveis e para todos os setores de atividade, seja na política, no futebol, na saúde, na distribuição, na arte, na educação, na cultura, entre outros. Catarina Vasconcelos acredita que só assim se consegue uma “verdadeira […] O conteúdo A Agência de Comunicação & RP do Ano é… a LPM aparece primeiro em Briefing: Todas as notícias sobre os negócios do Marketing e da Publicidade.