ONGs Divergem sobre Número de Presos Políticos na Venezuela



A organização não-governamental (ONG) Encontro Justiça e Perdão (EJP) reportou a existência de 1.074 presos políticos na Venezuela.
Segundo os dados divulgados, deste total, 913 são homens e 161 são mulheres.
A EJP detalha o perfil dos detidos, identificando 546 civis, 227 membros de organizações políticas, 171 funcionários ativos das forças de segurança, 25 antigos membros das forças de segurança, 20 jornalistas, 14 sindicalistas e 12 ativistas.
Entre os presos, encontram-se 49 estrangeiros e 48 cidadãos com dupla nacionalidade.
A organização expressa ainda preocupação pela falta de informação oficial sobre o paradeiro de 176 detidos.
Em contraste, a ONG Fórum Penal (FP), que presta assistência jurídica gratuita a estes detidos, aponta para um número inferior, contabilizando 866 pessoas presas por razões políticas.
A sua contagem indica que 758 são homens e 108 são mulheres, sendo 693 civis e 173 militares. A FP refere que quatro dos detidos são adolescentes. Esta organização desconhece o paradeiro de 28 dos presos e regista 97 detidos com dupla nacionalidade. Há três semanas, a Fórum Penal havia especificado que, entre os detidos, se encontravam cinco cidadãos com nacionalidade portuguesa e venezuelana.
A Fórum Penal fornece também um contexto histórico, afirmando que, desde 2014, ocorreram 18.532 detenções por motivos políticos no país.
Embora mais de 14.000 pessoas já tenham sido libertadas com a assistência da ONG, mais de 9.000 continuam sujeitas a medidas restritivas da sua liberdade de forma arbitrária.
Artigos
7Mundo
Ver mais
Cerca de metade dos povos autóctones que voluntariamente vivem isolados arriscam o desaparecimento na próxima década, devido à exploração florestal e mineira, infraestruturas e o turismo

A Espruce-da-Noruega vai ser a árvore de Natal deste ano no centro urbano Rockefeller Center, no estado de Nova Iorque, nos Estados Unidos (EUA), anunciaram as autoridades.

Estas são algumas das efemérides que marcam a data de hoje: Efemérides Internacionais1492 — Cristóvão Colombo avista pela primeira vez Cuba, durante a sua viagem de descoberta das Américas.1636 — É fundada a Universidade de Harvard, a mais antiga instituição de ensino superior dos Estados Unidos.1886 — É inaugurada a Estátua da Liberdade, em Nova […]

Após mais uma vigília pela libertação dos presos políticos abortada pelas forças de autoridade, um ativista e uma socióloga angolanos falam sobre a repressão de direitos como a liberdade de expressão e manifestação




