Impasse Orçamental em Bruxelas: Parlamento Europeu Chumba Proposta da Comissão e Exige Novo Rumo



As bancadas do Partido Popular Europeu (centro-direita), Socialistas e Democratas, Renovar a Europa (liberais) e Verdes, que constituem uma maioria no Parlamento Europeu, rejeitaram formalmente a proposta da Comissão Europeia para o Quadro Financeiro Plurianual 2028-2034.
Numa carta enviada à presidente da Comissão, Ursula von der Leyen, os líderes parlamentares afirmaram que a proposta atual não pode servir de base para negociações, exigindo a sua revisão.
A principal objeção reside no modelo proposto, que assenta em planos de parceria nacionais e regionais, um por cada Estado-membro, semelhante ao dos Planos de Recuperação e Resiliência (PRR) pós-pandemia.
A maioria parlamentar critica esta abordagem por promover "decisões nacionais centralizadas" e recusa-se a aceitá-la.
Entre as exigências apresentadas para uma nova proposta está o fim deste modelo de planos nacionais e um maior envolvimento do Parlamento Europeu na aprovação e modificação dos planos dos Estados-membros.
Outra exigência fundamental é a reversão da "redução substancial" prevista para as verbas da agricultura e da coesão.
Os eurodeputados defendem que estas devem continuar a ser políticas autónomas e dotadas de "responsabilidade orçamental adequada".
A missiva, assinada também por correlatores como a eurodeputada socialista portuguesa Carla Tavares, sublinha que, sem a contemplação destes pedidos centrais, não há condições para iniciar o diálogo.
A proposta original da Comissão, apresentada em julho, previa um orçamento de dois biliões de euros para o período 2028-2034, um aumento face ao atual orçamento de 1,21 biliões (2021-2027).
Deste montante, 865 mil milhões de euros seriam destinados a investimentos e reformas nos 27 Estados-membros através dos referidos planos nacionais. Para Portugal, a proposta do executivo comunitário alocava 33,5 mil milhões de euros.
Artigos
7Política
Ver mais
“Um retrato honesto, acolhedor e profundamente pessoal de uma das maiores estrelas do rock de todos os tempos.” É desta forma que a SkyShowtime apresenta “No Escape From Now”, o novo documentário sobre Ozzy Osbourne, que estreou na plataforma a 2 de novembro. Com realização de Tania Alexander e produção de Sharon Osbourne, mulher do […] O conteúdo Já estreou o documentário sobre os últimos dias de vida de Ozzy Osbourne aparece primeiro em NiT.

Há cartazes que dizem mais sobre quem os coloca do que sobre aquilo que pretendem criticar. Quando se vê um cartaz do André Ventura a afirmar “Isto não é o Bangladesh”, não podemos deixar de pensar nos milhares de madeirenses que, ao longo de décadas, deixaram a nossa Região em busca de melhores condições de vida. Se quando chegaram à Venezuela, à África do Sul, a Inglaterra, à Austrália, tivessem sido recebidos com um cartaz a dizer “Isto não é Portugal”, como nos sentiríamos? Como reagiriam os

Apenas dois dos sete antigos membros do último Governo de António Costa foram eleitos autarcas. Manuel Pizarro falhou pela terceira vez a conquista da câmara da Invicta.





