menulogo
Notícias Agora
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Impasse Orçamental em Bruxelas: Parlamento Europeu Chumba Proposta da Comissão e Exige Novo Rumo

Uma maioria composta pelas principais bancadas do Parlamento Europeu rejeitou a proposta da Comissão para o orçamento de longo prazo da União Europeia, considerando-a inaceitável e exigindo uma revisão completa do modelo proposto.
News ImageNews ImageNews Image

As bancadas do Partido Popular Europeu (centro-direita), Socialistas e Democratas, Renovar a Europa (liberais) e Verdes, que constituem uma maioria no Parlamento Europeu, rejeitaram formalmente a proposta da Comissão Europeia para o Quadro Financeiro Plurianual 2028-2034.

Numa carta enviada à presidente da Comissão, Ursula von der Leyen, os líderes parlamentares afirmaram que a proposta atual não pode servir de base para negociações, exigindo a sua revisão.

A principal objeção reside no modelo proposto, que assenta em planos de parceria nacionais e regionais, um por cada Estado-membro, semelhante ao dos Planos de Recuperação e Resiliência (PRR) pós-pandemia.

A maioria parlamentar critica esta abordagem por promover "decisões nacionais centralizadas" e recusa-se a aceitá-la.

Entre as exigências apresentadas para uma nova proposta está o fim deste modelo de planos nacionais e um maior envolvimento do Parlamento Europeu na aprovação e modificação dos planos dos Estados-membros.

Outra exigência fundamental é a reversão da "redução substancial" prevista para as verbas da agricultura e da coesão.

Os eurodeputados defendem que estas devem continuar a ser políticas autónomas e dotadas de "responsabilidade orçamental adequada".

A missiva, assinada também por correlatores como a eurodeputada socialista portuguesa Carla Tavares, sublinha que, sem a contemplação destes pedidos centrais, não há condições para iniciar o diálogo.

A proposta original da Comissão, apresentada em julho, previa um orçamento de dois biliões de euros para o período 2028-2034, um aumento face ao atual orçamento de 1,21 biliões (2021-2027).

Deste montante, 865 mil milhões de euros seriam destinados a investimentos e reformas nos 27 Estados-membros através dos referidos planos nacionais. Para Portugal, a proposta do executivo comunitário alocava 33,5 mil milhões de euros.

Artigos

7

Política

Ver mais
News Image
Já estreou o documentário sobre os últimos dias de vida de Ozzy Osbourne

“Um retrato honesto, acolhedor e profundamente pessoal de uma das maiores estrelas do rock de todos os tempos.” É desta forma que a SkyShowtime apresenta “No Escape From Now”, o novo documentário sobre Ozzy Osbourne, que estreou na plataforma a 2 de novembro. Com realização de Tania Alexander e produção de Sharon Osbourne, mulher do […] O conteúdo Já estreou o documentário sobre os últimos dias de vida de Ozzy Osbourne aparece primeiro em NiT.

Source LogoNiT
News Image
“Isto não é o Bangladesh”? E se na Venezuela tivessem dito “Isto não é Portugal”?

Há cartazes que dizem mais sobre quem os coloca do que sobre aquilo que pretendem criticar. Quando se vê um cartaz do André Ventura a afirmar “Isto não é o Bangladesh”, não podemos deixar de pensar nos milhares de madeirenses que, ao longo de décadas, deixaram a nossa Região em busca de melhores condições de vida. Se quando chegaram à Venezuela, à África do Sul, a Inglaterra, à Austrália, tivessem sido recebidos com um cartaz a dizer “Isto não é Portugal”, como nos sentiríamos? Como reagiriam os

Source LogoDiário de Notícias Madeira
categoryVer categoria completa