
Mais de 15% sem acesso a cuidados dentários por questões financeiras



A Associação Portuguesa de Medicina Dentária (APOMED) alertou que a ausência de uma carreira especial de medicina dentária no SNS dificulta a contratação e manutenção de profissionais nos centros de saúde. Este problema é agravado pela situação económica, como demonstram dados do Eurostat, que colocam Portugal como o quarto país da União Europeia (UE) com o maior número de pessoas a negligenciar a saúde oral por razões financeiras. Segundo o serviço de estatística da UE, mais de 15% dos portugueses não conseguem ir ao dentista por motivos económicos, uma percentagem que sobe para 32,5% no caso das pessoas em risco de pobreza. Estes números contrastam com a média europeia, onde, em 2024, 6,3% da população com 16 ou mais anos na UE relatou não ter conseguido receber os cuidados dentários de que necessitava devido a custos ou longas listas de espera. A APOMED lamenta que esta "dura realidade" coloque Portugal entre os países onde o acesso é mais difícil, salientando o impacto que a exclusão da saúde oral tem na perpetuação da pobreza e da desigualdade social.
A associação aponta ainda para a existência de cerca de 70 gabinetes de medicina dentária equipados nos cuidados de saúde primários do SNS que poderiam realizar aproximadamente 155 mil consultas por ano, mas que se encontram subaproveitados. Em resposta a este cenário, o programa do Governo prevê o alargamento do âmbito e da cobertura do programa cheque-dentista e a criação de um cheque-protésico para os beneficiários do complemento solidário para idosos.
Está também planeado o reforço dos gabinetes de saúde oral nos cuidados primários com a contratação de mais profissionais.
Artigos
6





Política
Ver mais
"Sócrates dominava a comunicação social. Acho-o psicopata"
Manuela Moura Guedes, conta que, na altura, “a comunicação social estava praticamente toda dominada pelo primeiro-ministro [José Sócrates] e pelo Governo” e que tinha de preparar as suas investigações "sob completo segredo".

Mangualde lança primeira edição de apoios à apicultura
A Câmara Municipal de Mangualde vai apoiar, pela primeira vez, apicultores e apiários localizados no concelho, onde o setor se reveste de grande importância. Com base nos registos apícolas de setembro de 2023, Mangualde conta com 2.238 colónias de abelhas, responsáveis pela produção de várias toneladas de mel de qualidade superior, reconhecido por entidades nacionais e […] O conteúdo Mangualde lança primeira edição de apoios à apicultura aparece primeiro em Nacional16.

O confronto entre Mariana Leitão e os comentadores da CNN Portugal
A presidente da Iniciativa Liberal esteve esta terça-feira na CNN Portugal, onde integrou um painel com vários comentadores do canal, depois de uma entrevista com João Póvoa Marinheiro. A conversa juntou Rui Calafate, Gonçalo Ribeiro Telles e Anselmo Crespo, que lançaram as suas perguntas a Mariana Leitão

Políticos portugueses assinam apelo para proteger flotilha
Integram a Global Sumud Flotilla centenas de pessoas de 44 países. Viagem tem duração prevista de 15 dias