menulogo
Notícias Agora
user
Close

Mais de 30 antigos autarcas voltam a ser candidatos

Mais de 30 antigos presidentes de Câmaras Municipais candidatam-se novamente nas eleições autárquicas de 12 de outubro, marcando o regresso de várias figuras históricas à política local.
News ImageNews ImageNews Image

Nas próximas eleições autárquicas, agendadas para 12 de outubro, mais de 30 antigos presidentes de Câmaras Municipais voltam a apresentar-se como candidatos. A grande maioria procura regressar à liderança de municípios que já governou, em muitos casos durante vários mandatos, com alguns destes políticos a terem sido eleitos pela primeira vez há mais de 20 anos.

Entre os nomes que regressam, destacam-se figuras com longas carreiras políticas.

João Rocha (CDU), eleito pela primeira vez para a Câmara de Serpa em 1979, é um dos exemplos mais notáveis. Impedido de se recandidatar em 2013 pela lei de limitação de mandatos, tenta agora reconquistar a presidência do município. No Norte, Luís Filipe Menezes, antigo presidente do PSD, candidata-se a Vila Nova de Gaia, autarquia que liderou durante quatro mandatos com maioria absoluta. Outros casos incluem Luís Mourinha em Estremoz, que dirigiu o município durante 22 anos, e Manuel Condenado (CDU), que procura recuperar a liderança de Vila Viçosa. Este fenómeno inclui também autarcas que se candidatam a municípios diferentes daqueles que presidiram ou que mudaram de filiação partidária.

Hélder Sousa e Silva (PSD), antigo presidente de Mafra, é candidato a Almada, enquanto Luís Franco (CDU), ex-presidente de Alcochete, concorre ao Montijo.

Maria das Dores Meira, que presidiu a Setúbal pela CDU, candidata-se agora como independente com o apoio do PSD.

Noutros casos, ex-presidentes socialistas como Dionísio Mendes (Coruche) e José Morgado (Vila Nova de Paiva) concorrem, respetivamente, por um movimento independente e pelo PSD.

A lista de candidatos abrange todo o território nacional e diversas forças políticas, incluindo Nuno Mocinha (PS) em Elvas, Vassalo Abreu (PS) em Ponte da Barca, João Marques (PSD) em Pedrógão Grande e Nuno Cardoso, antigo presidente do Porto, que regressa por uma coligação entre o Nós Cidadãos e o PPM.

Artigos

15