
Seis concelhos algarvios estão hoje em perigo “máximo” de incêndio



De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), mais de 40 concelhos localizados nos distritos de Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Santarém e Faro estão em perigo máximo de incêndio.
Adicionalmente, vários outros concelhos do interior norte, centro e do Algarve enfrentam um perigo muito elevado.
Apesar do alerta, a manhã de quinta-feira começou sem incêndios ativos, com dez ocorrências em fase de conclusão. O risco de incêndio rural, determinado pelo IPMA, é classificado em cinco níveis, de reduzido a máximo.
Este cálculo baseia-se em fatores como a temperatura do ar, a humidade relativa, a velocidade do vento e a quantidade de precipitação registada nas últimas 24 horas.
A previsão indica que este perigo deverá diminuir na sexta-feira e no sábado.
Para esta quinta-feira, o IPMA prevê no continente períodos de céu muito nublado, com possibilidade de chuva fraca e dispersa nas regiões norte e centro até ao meio da manhã, e no Minho ao final do dia.
Espera-se também neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais do norte e centro.
O vento soprará fraco a moderado de oeste/noroeste, podendo ser forte com rajadas até 60 km/h na faixa costeira a sul do Cabo Raso e nas terras altas do centro e sul durante a tarde.
As temperaturas mínimas irão variar entre os 9 °C na Guarda e os 18 °C em Lisboa e Faro. As máximas oscilarão entre os 20 °C em Viana do Castelo e os 29 °C em Évora e Faro.
Artigos
14













Atualidade
Ver mais
Fogo de Vinhais continua "muito ativo". Vento só ajudará a partir das 22h
O incêndio que está a lavrar mato, hoje, em Palas, concelho de Vinhais, continua "muito ativo" e com duas frentes, adiantou o comandante sub-regional de Trás-os-Montes da Proteção Civil à Lusa.

Prisão preventiva para homem que baleou cunhado e se barricou no Barreiro
O homem detido na quarta-feira, no Barreiro, depois de ter baleado o cunhado e de se ter barricado na sua habitação ficou em prisão preventiva, disse hoje à Lusa a Polícia Judiciária (PJ).

GNR já deteve 44 incendiários e passou quase 1.500 multas
A GNR registou até 25 de agosto 6.860 incêndios florestais, tendo detido 44 incendiários em flagrante delito e identificado 606 suspeitos deste crime, tendo ainda passado 1.486 multas por falta de limpeza de terrenos.

Esfaqueia homem à porta de café após discussão: "Voltaria a fazê-lo"
O crime ocorreu à porta de um café na Marinha Grande, após um "desentendimento" entre dois homens. Durante as agressões, o suspeito, de 63 anos, esfaqueou a vítima três vezes com uma navalha e, ao ser detido, não mostrou arrependimento.