menulogo
Notícias Agora
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Roubo no Louvre Desencadeia Onda de Solidariedade Internacional no Mundo dos Museus

O recente roubo de joias da coroa no Museu do Louvre, em Paris, não só resultou na detenção de dois suspeitos, como também provocou uma forte manifestação de solidariedade por parte de mais de 50 museus de todo o mundo.
News ImageNews ImageNews Image

Na manhã de 19 de outubro, um grupo de quatro pessoas assaltou o Museu do Louvre, o mais visitado do mundo, subtraindo várias peças da coleção de joias da coroa francesa. A operação, descrita como de "precisão cirúrgica", durou apenas oito minutos e resultou no roubo de peças avaliadas em cerca de 88 milhões de euros, embora o seu valor patrimonial seja considerado incalculável.

Os assaltantes acederam à Galeria Apolo a partir do exterior, partindo uma janela.

A coroa imperial, pertencente à época de Napoleão Bonaparte, foi posteriormente encontrada danificada no exterior do museu.

No âmbito da investigação, as autoridades judiciais e policiais francesas informaram sobre a detenção de dois suspeitos, que poderão permanecer sob custódia policial por um período de até 96 horas.

O assalto gerou uma forte reação da comunidade museológica internacional.

Mais de 50 diretores de museus de renome mundial, incluindo o Prado, a Tate, o MoMA de Nova Iorque e o Museu Britânico, subscreveram uma carta conjunta de solidariedade, publicada no jornal francês Le Monde.

Na missiva, expressam o seu total apoio à presidente e diretora do Louvre, Laurence des Cars, e à sua equipa, elogiando a sua liderança e dedicação.

Na carta, os diretores associam o roubo à "brutalidade" do mundo atual e alertam para os atos "cada vez mais violentos" contra o património cultural.

Sublinham que "os museus não são bastiões nem cofres-fortes", mas sim espaços cuja razão de ser reside na abertura e acessibilidade. Consideram que este ataque não visa apenas o Louvre, mas a "missão mais fundamental" de todos os museus: a partilha do património comum da humanidade com o maior número de pessoas possível. Os signatários afirmam que o sucedido representa um dos maiores receios dos profissionais de museus e reafirmam o seu compromisso de continuar a cumprir a sua missão coletiva com "entusiasmo e determinação".

Artigos

9

Cultura e Entretenimento

Ver mais
News Image
Obrigatório ver em novembro: o fim de “Stranger Things” e o regresso do criador de “Breaking Bad”

Demorou quase uma década, mas o fim de “Stranger Things” está mesmo a chegar. Mais de três anos após a estreia da quarta temporada, os últimos episódios da série vão finalmente ver a luz do dia e tudo indica que vão bater novos recordes na Netflix, com potencial para ultrapassar fenómenos como “Squid Game” e […] O conteúdo Obrigatório ver em novembro: o fim de “Stranger Things” e o regresso do criador de “Breaking Bad” aparece primeiro em NiT.

Source LogoNiT
News Image
Elis Regina, pop e rock: Luísa Sonza trouxe o melhor da música brasileira a Lisboa

O ligeiro atraso de sete minutos não foi suficiente para desmotivar os fãs que, em muitos casos, esperaram horas na fila. Quando a banda de apoio de Luísa Sonza subiu finalmente ao palco, seguida dos dançarinos que se sentaram numa enorme mesa disposta bem no centro, os gritos de entusiasmo ecoaram por todos os cantos […] O conteúdo Elis Regina, pop e rock: Luísa Sonza trouxe o melhor da música brasileira a Lisboa aparece primeiro em NiT.

Source LogoNiT
categoryVer categoria completa