
Aumento das Notificações de Expulsão e Crescimento da População Imigrante em Portugal



A Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA) emitiu 9.268 notificações para abandono voluntário de Portugal no primeiro semestre de 2025, um número drasticamente superior às 446 registadas em todo o ano de 2024. Segundo o Relatório de Migrações e Asilo 2024, que incluiu estes dados recentes devido à "relevante alteração de tendência", este aumento deve-se à recuperação da aplicação do regime de retorno, anteriormente dificultado pela extinção do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) e por falhas no sistema de manifestação de interesse. Paralelamente, o Governo confirmou a recusa de 18 mil pedidos de autorização de residência, cujos requerentes deverão ser notificados para sair do país. Até ao final de 2024, foram instaurados 195 processos de afastamento coercivo, visando principalmente cidadãos do Brasil (31), Argélia (20), Marrocos (19) e Índia (14). Registou-se também um aumento de 183% nos processos de contraordenação em 2024, totalizando 3.470, a maioria por falta de declaração de entrada e permanência ilegal. Dos 352 pedidos de apoio ao retorno voluntário, apenas 161 foram efetivados, sendo 149 de nacionalidade brasileira.
Apesar do endurecimento das medidas, a população estrangeira residente em Portugal continua a crescer, tendo quadruplicado em sete anos e atingido cerca de 1,5 milhões no final de 2024.
A comunidade brasileira é a mais representativa (31,4%), seguida pela indiana (7,4%), angolana (6,9%) e ucraniana (5,9%).
A população imigrante é maioritariamente masculina, em idade ativa, e concentra-se nos distritos do litoral como Lisboa, Faro, Setúbal e Porto.
Para fazer face aos processos pendentes, a Estrutura de Missão da AIMA contactou mais de 900 mil imigrantes, realizou mais de 600 mil atendimentos, analisou 480 mil registos criminais e emitiu mais de 230 mil cartões de residência. Portugal enfrenta o desafio de gerir esta população crescente enquanto recupera de atrasos administrativos, levantando questões sobre a capacidade dos serviços e o respeito pelos direitos dos migrantes.
Artigos
5




Atualidade
Ver mais
Esta quarta-feira, uma colisão entre um veículo ligeiro e um motociclo provocou ferimentos ligeiros num homem de 30 anos. Segundo o Comando Sub-Regional da Beira Baixa, o alerta para o acidente foi dado pelas 19h08 e no local estiveram os Bombeiros de Castelo Branco e a Polícia de Segurança Pública. A vítima foi transportada para […] O conteúdo Acidente em Castelo Branco aparece primeiro em Beira Baixa TV.

📣 Contabilista Certificado(a) ou Técnico(a) de Contabilidade 𝐅𝐮𝐧𝐜̧𝐨̃𝐞𝐬: – Lançamentos contabilísticos, conferência de lançamentos e saldos, Fecho de contas; – Processamento de salários. 𝐏𝐞𝐫𝐟𝐢𝐥: – Habilitações Académicas em Contabilidade e Fiscalidade (conhecimentos de Legislação Laboral como mais valia); – Pensamento crítico, Proatividade, Autodisciplina e Capacidade de organização. – Domínio de Inglês será valorizado assim como […] O conteúdo Recrutamento Covilhã aparece primeiro em Beira Baixa TV.

Uma colisão entre um motociclo e um automóvel ligeiro, em Sendim, Felgueiras, provocou um ferido. Trata-se de um homem de 53 anos de idade. O alerta foi dado pelas 18h45 desta quarta-feira. Os Bombeiros Voluntários da Lixa mobilizaram para o local dois homens e uma viatura para as operações de socorro. O ferido considerado ligeiro […] O conteúdo Colisão entre motociclo e automóvel em Sendim aparece primeiro em Felgueiras Diário.

Familiares e amigos do rosto do Grupo Impresa encontram-se neste momento reunidos no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, para o 'último adeus'.