Do Ativismo à Governação: A Ascensão do Socialista Zohran Mamdani à Liderança de Nova Iorque



Zohran Mamdani, um democrata de 34 anos que se define como socialista, foi eleito o novo presidente da Câmara de Nova Iorque, tornando-se o mais jovem a ocupar o cargo em mais de um século e o primeiro autarca muçulmano da cidade. Nascido no Uganda e membro do partido Working Families, Mamdani garantiu a vitória com mais de 50% dos votos numa eleição com participação recorde, após uma campanha centrada em medidas sociais financiadas pelo aumento de impostos sobre os mais ricos. As suas promessas de campanha incluem creches e transportes públicos gratuitos, supermercados geridos pela câmara e a criação de um novo Departamento de Segurança Comunitária para que profissionais de saúde mental, em vez de polícias, respondam a certas chamadas de emergência. Para concretizar esta agenda, Mamdani anunciou uma equipa de transição composta por figuras veteranas, incluindo as ex-vice-presidentes de câmara Maria Torres-Springer e Melanie Hartzog, e a ex-presidente da Comissão Federal do Comércio, Lina Khan.
A estratega política Elana Leopold será a diretora executiva.
Apesar de se apresentar como uma rutura com a política tradicional, a sua equipa inclui nomes de administrações anteriores. A eleição de Mamdani gerou reações diversas.
Dentro do Partido Democrata, a sua vitória causou desconforto na ala moderada, com figuras como Chuck Schumer e Hakeem Jeffries a hesitarem inicialmente em apoiá-lo.
No campo republicano, o Presidente Donald Trump ameaçou cortar o financiamento federal à cidade, embora após a eleição ambos tenham manifestado abertura para dialogar e trabalhar em conjunto.
No que toca a nomeações, Mamdani expressou a intenção de manter a atual comissária da polícia, Jessica Tisch, que não comentou se aceitaria.
Em contrapartida, o comissário dos bombeiros, Robert Tucker, anunciou a sua demissão.
Artigos
5Mundo
Ver mais
Há registo de 14 mortos. Aeronave acabou por explodir ao colidir com empresas localizadas perto do aeroporto.

A Hungria vai poder continuar a comprar petróleo e gás natural à Rússia durante pelo menos mais um ano, disse à agência de notícias France-Presse (AFP) um responsável da Presidência dos Estados Unidos (EUA).

Estratégia tem em vista reduzir as importações de gás russo e limitar a presença da Turquia no mercado europeu.

A Justiça turca emitiu esta sexta-feira mandados de captura contra o primeiro-ministro israelita e ainda para os ministros da Defesa, Israel Katz, e da Segurança Nacional, Itamar Ben-Gvir








