
Vinte e seis polícias feridos e 25 detidos em protesto em Londres



Milhares de pessoas participaram numa manifestação anti-imigração em Londres, organizada pelo ativista de extrema-direita Tommy Robinson sob o lema "Unir o Reino". As estimativas da polícia apontam para a presença de cerca de 100 a 110 mil manifestantes, embora a organização do evento reivindique mais de um milhão de participantes. Em simultâneo, decorreu nas proximidades uma contramanifestação antifascismo e antirracista, o que levou as autoridades a criar cordões de segurança para separar os dois grupos. A situação degenerou em confrontos violentos quando manifestantes do protesto "Unir o Reino" tentaram romper as barreiras policiais para se aproximarem dos grupos de oposição.
Segundo a Polícia Metropolitana, os agentes "enfrentaram uma violência inaceitável", tendo sido agredidos "com pontapés e socos".
Foram também arremessados projéteis como garrafas e foguetes luminosos contra as forças de segurança.
Em resultado destes desacatos, foram efetuadas nove detenções por agressões a polícias, com as autoridades a indicarem que mais responsáveis já foram identificados.
O protesto, que marchou do sul da capital até à zona governamental, foi apresentado por Robinson como uma defesa da "liberdade de expressão".
Os manifestantes exibiam cartazes contra a imigração ilegal, bandeiras britânicas e inglesas, e entoavam 'slogans' a apelar à saída do primeiro-ministro, Keir Starmer.
O evento ocorre após um verão marcado por protestos anti-imigração junto a hotéis que acolhem requerentes de asilo.
A manifestação incluiu ainda uma homenagem ao ativista conservador norte-americano Charlie Kirk e contou com a anunciada presença de figuras da direita e extrema-direita internacional, como Steve Bannon e Eric Zemmour.
Artigos
18

















Mundo
Ver mais
Governadora de Nova Iorque apela ao voto em Zohran Mamdani para a câmara
A governadora de Nova Iorque, Kathy Hochul, exortou este domingo os nova-iorquinos a votarem em Zohran Mamdani para prefeito da 'Big Apple', dando ao candidato democrata um apoio significativo na disputa para liderar a maior cidade do país.

Salário mínimo garante apenas refeições mínimas às famílias angolanas
Na família Cahassa, o salário mínimo praticado em Angola garante apenas duas ou três refeições mais equilibradas no mês, porque o rendimento mensal não cobre as necessidades globais da família, que vão dos gastos com a água à educação.

Subida do mar e calor extremo ameaçam milhões de pessoas na Austrália
Milhões de australianos estarão em risco devido ao aumento do nível do mar nas próximas décadas, e as mortes por insolação poderão multiplicar-se, se o aquecimento global não for limitado, alertou um relatório publicado pelo Governo australiano.

Austrália e Papua-Nova Guiné assinam pacto de defesa face à crescente influência da China
Austrália e Papua-Nova Guiné vão integrar forças de defesa no âmbito de um novo pacto de segurança a assinar esta semana, numa tentativa de Camberra reforçar influência face à crescente presença da China no Pacífico.