Maratona de Lisboa Renova-se com Percurso Inédito e Participação Recorde



A Maratona de Lisboa, prova oficial do calendário da Federação Internacional de Atletismo, vai contar com um número sem precedentes de 15 mil inscritos. Este aumento significativo, que duplica os cerca de sete mil participantes de anos anteriores, é resultado direto de uma parceria com a prestigiada Maratona de Londres. Segundo Carlos Móia, presidente executivo do Maratona Clube de Portugal, esta colaboração foi "muito difícil" de concretizar devido às exigências da organização londrina, o que obrigou a limitar as inscrições. O dirigente acredita que esta aliança elevará a prova lisboeta "a um patamar muito superior", posicionando-a entre as grandes maratonas da Europa.
Para acomodar o dobro dos atletas, a organização alterou o percurso dos 42 quilómetros.
A partida será dada no sábado, às 08:00, junto à Nova SBE, em Carcavelos.
O trajeto seguirá depois para Cascais e percorrerá a marginal junto ao mar, atravessando os municípios de Cascais e Oeiras, até à meta instalada na Praça do Comércio, em Lisboa.
A edição deste ano conta com atletas de elite cujos recordes pessoais sugerem a possibilidade de quebra dos máximos da prova.
No setor masculino, os etíopes Gadisa Birhanu Shumie (2:04:59) e Betesfa Getahun (2:05:28) apresentam marcas inferiores ao recorde da maratona lisboeta, estabelecido em 2:05:45 por Andualem Belay Shiferaw em 2022.
Na competição feminina, as atletas Tadelech Bekele (2:21:40), Meseret Dinke (2:22:52) e Abebech Afework (2:23:33) também possuem tempos melhores que o recorde atual de 2:24:13, que vigora desde 2016.
Além da maratona, a Meia Maratona, agendada para domingo com partida da Ponte Vasco da Gama, também atingiu o seu limite de inscrições, totalizando 32 mil atletas entre os dois eventos.
A prova contará com a participação dos atletas portugueses Rui Pinto e Susana Santos, que regressam à competição após o Mundial de Tóquio.
Susana Santos competirá ao lado da compatriota Solange Jesus e da sul-africana Glenrose Xaba, que tentará bater o recorde do seu país na distância.
Artigos
11Desporto
Ver mais


Foi com dois atletas da ADCR Caxinas e Poça da Barca que Portugal empatou a dois golos, no dia 28 de outubro, coma seleção espanhola de futsal, no escalão sub-19. […] O conteúdo Atletas do Caxinas no empate entre Portugal e Espanha aparece primeiro em JVC.

Próximo adversário do Benfica na Taça de Portugal, o Atlético Clube de Portugal, veio a público desculpar-se depois de ter usado a ironia para brincar com o empate de domingo do Benfica das águias na receção ao Casa Pia (2-2). "Não dá para antecipar o nosso jogo?", escreveu o clube da Tapadinha no "X", retweetando a publicação do Benfica com o resultado do encontro.- Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt -Um dia depois, também nas redes sociais, o Atlético, que milita atualmente na Liga 3, explicou que a sua intenção não era gozar com as águias e recordou a ajuda que destas já recebeu no passado. "O Atlético Clube de Portugal não 'goza', não é deselegante e muito menos tem memória curta", começa por garantir."O Sport Lisboa e Benfica em 2019 apoiou o Atlético Clube de Portugal com a mudança e manutenção do relvado, com a instalação do sistema de rega, a estrutura painéis publicitários à volta do campo, a instalação de um marcador de jogo eletrónico e outras melhorias em espaços invisíveis como o balneário e caldeira no Estádio da Tapadinha", recorda."Somos gratos a quem esteve ao nosso lado e sem dúvida que queremos que chegue rápido o dia 21 de novembro para a festa da Taça de Portugal dentro e fora de campo", termina.







