Marcelo Antecipa Estabilidade: Legislatura de Quatro Anos e Orçamentos Viabilizados



Em declarações aos jornalistas na Escola Básica de Vila Verde, no distrito de Braga, Marcelo Rebelo de Sousa expressou a sua convicção de que a atual legislatura irá durar os quatro anos completos.
O Chefe de Estado considerou que "não há razão" para que a aprovação dos próximos Orçamentos do Estado seja complicada, exceto se o panorama mundial se deteriorar significativamente.
Para sustentar o seu otimismo, o Presidente elencou vários fatores económicos favoráveis a Portugal.
Mencionou a existência de 14 a 15 mil milhões de euros do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) "para levar ao terreno", bem como os fundos do programa Portugal 2030.
Adicionalmente, destacou o bom desempenho do turismo, o bom encaminhamento dos investimentos e o "equilíbrio" na gestão das finanças públicas como pilares que sustentam a sua confiança na economia portuguesa "para os próximos anos".
No plano internacional, Marcelo Rebelo de Sousa referiu os "sinaizinhos" de recuperação económica na Alemanha, argumentando que uma tendência semelhante em outros parceiros comerciais importantes, como França e Espanha, beneficiaria Portugal.
Na sua perspetiva, apenas "uma grande crise internacional" poderia alterar a conjuntura atual.
Sobre o Orçamento do Estado para 2026, o Presidente descreveu-o como um documento "reduzido ao mínimo".
Explicou que os "cavaleiros orçamentais", que consistiam em propostas de autorização legislativa, foram retirados, restando a componente económica e social.
Indicou que será necessário aguardar pelo final de novembro e pela votação na especialidade para ter o "retrato completo" do documento.
A aprovação do orçamento de 2026 está, contudo, garantida, dado que o PS já anunciou a sua abstenção.
Artigos
9Política
Ver mais
Os secretários regionais dos Assuntos Parlamentares e Comunidades e da Juventude, Habitação e Emprego dos Açores apresentaram hoje, na Escola Profissional da Horta, o Programa Nacional de Assinaturas Digitais para Jovens dos 15 aos 18 anos. Paulo Estêvão, que tem competências na área da comunicação social, e Maria João Carreiro, que tutela as escolas profissionais, […] O conteúdo Apresentado programa nacional de assinaturas digitais de jornais aparece primeiro em jornalacores9.pt.

O presidente da Fundação para os Estudos e Formação das Autarquias Locais (FEFAL) defendeu hoje no parlamento açoriano, em Ponta Delgada, que a transferência de verbas do Estado para as autarquias deve ser feita de forma mais equitativa. “Aquilo que são as transferências do Estado para as autarquias, do meu ponto de vista, não são […] O conteúdo Transferências do Estado para freguesias deve ser equitativa aparece primeiro em jornalacores9.pt.

Inspetores da Polícia Judiciária realizaram buscas nesta segunda-feira na Câmara Municipal da Nazaré, em diversos organismos do Estado, numa sociedade anónima de capitais públicos, em três sociedades comerciais e num empreendimento turístico, devido a suspeitas de “crimes de participação económica em negócio, falsificação, corrupção e branqueamento de capitais” nos procedimentos relacionados com um contrato de concessão, durante quarenta anos, da utilização privativa de uma área do domínio público marítimo na zona do porto de abrigo da Nazaré, no âmbito da reabilitação e conservação para fins turísticos de nove moradias que ali foram construídas.

Numa mensagem dirigida ao congresso do Reconquista, Pedro Frazão diz que um dos maiores desafios do país é a remigração - a deportação forçada de imigrantes não brancos. André Ventura rejeita proximidade com o movimento, mas diz que não se podem condenar posições internas que podem estar alinhadas com os princípios do partido.







