menulogo
Notícias Agora
user
Close

Encontro de Marcelo Rebelo de Sousa com Rei da Jordânia em Nova Iorque

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, encontrou-se este domingo com o rei Abdullah II da Jordânia, em Nova Iorque, num encontro centrado na candidatura de Portugal ao Conselho de Segurança da ONU.
News ImageNews ImageNews Image

A principal razão para o encontro entre o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e o rei Abdullah II da Jordânia, que decorreu em Nova Iorque à margem da 80.ª sessão da Assembleia Geral da ONU, foi a promoção da candidatura de Portugal a um assento não-permanente no Conselho de Segurança para o biénio 2027-2028. Em declarações aos jornalistas, o chefe de Estado português sublinhou que esta reunião é uma de cerca de 20 encontros bilaterais que terá com o mesmo objetivo. Marcelo Rebelo de Sousa descreveu a candidatura portuguesa como uma "competição difícil", na qual Portugal concorre com a Alemanha e a Austrália por dois lugares disponíveis.

O Presidente referiu que a campanha foi iniciada em 2013 e que a eleição ocorrerá em 2026.

Considerou o encontro com o monarca jordano como "muito importante", destacando a Jordânia como um "país influente" cujo apoio é relevante para as aspirações portuguesas.

Além da candidatura, a agenda da reunião incluiu também a situação no Médio Oriente.

O Presidente português mencionou ainda ter enviado um convite ao rei Abdullah II para uma visita de Estado a Portugal.

No entanto, admitiu que a concretização desta visita poderá ser difícil no imediato devido à conjuntura na região, levantando a possibilidade de a mesma ocorrer apenas no mandato do seu sucessor, após março. O encontro aconteceu no mesmo dia em que o ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel, fez a declaração formal de reconhecimento do Estado da Palestina por parte de Portugal.

Artigos

5

Política

Ver mais
News Image

Elevador da Glória: PS, BE, Livre e Cidadãos por Lisboa exigem reunião a Moedas para "exclarecer falsidades"

Vários partidos exigem uma reunião extraordinária à Câmara Municipal de Lisboa para esclarecer o que chamam de “falsidades” e “omissões” sobre a tragédia do Elevador da Glória.   Há novas informações, em particular de dois acidentes que antes foram ocultados, e uma carta da Comissão de Trabalhadores que pede uma reunião ao presidente da Câmara, encontro que nunca aconteceu.  O PS, o Livre, o Bloco de Esquerda e os Cidadãos por Lisboa exigem a verdade a Carlos Moedas.

Source LogoTVI Notícias
News Image

José Luís Carneiro antevê mudança profunda no PS após autárquicas

José Luís Carneiro planeia iniciar uma remodelação interna no Partido Socialista depois das eleições autárquicas de Outubro, motivado pelo aumento de descontentamento entre militantes. O secretário-geral quer fortalecer a democracia interna, distanciar-se das influências ligadas a António Costa e Pedro Nuno Santos, e recuperar a imagem do partido junto do eleitorado Fontes socialistas contactadas pelo […] O conteúdo José Luís Carneiro antevê mudança profunda no PS após autárquicas aparece primeiro em oRegiões.

Source LogoORegiões
categoryVer categoria completa