Marcelo Rebelo de Sousa discutiu os problemas na Saúde com o primeiro-ministro



O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, confirmou ter falado com o primeiro-ministro, Luís Montenegro, sobre os recentes problemas no Serviço Nacional de Saúde (SNS).
A conversa, que ocorreu na quinta-feira, centrou-se nos casos de pessoas que faleceram esta semana sem terem recebido assistência do INEM, uma situação que tem gerado alarme público. Em declarações à RTP na Cidadela de Cascais, o chefe de Estado afirmou considerar que o primeiro-ministro está "consciente da importância do problema". Segundo Marcelo Rebelo de Sousa, Luís Montenegro reconhece que estas falhas e situações críticas na saúde são algo "perturbador na vida das pessoas".
O Presidente reiterou a sua convicção de que o Governo está ciente da gravidade da situação.
Marcelo Rebelo de Sousa insistiu na necessidade de serem prestados esclarecimentos "o mais rápido possível" sobre estes incidentes, de modo a restaurar a confiança dos portugueses no sistema. Contudo, o Presidente defendeu que as explicações não têm de ser "necessariamente" dadas pela ministra da Saúde, Ana Paula Martins, sugerindo que "normalmente há porta-vozes encarregados desses esclarecimentos, pode não ser ministro ou secretário de Estado". Uma audiência com a ministra da Saúde foi, de resto, descartada.



















