O Legado de um Servidor Público: Marcelo Homenageia António Moraes Machado, o Autarca que se Reinventou por Trás-os-Montes



António Moraes Machado, antigo presidente da Câmara Municipal de Mogadouro, morreu na sexta-feira, aos 89 anos, vítima de “doença prolongada”.
Segundo o provedor da Misericórdia local, João Henriques, o falecimento ocorreu na Estrutura Residencial para Pessoas Idosas São João Batista, em Mogadouro.
Nascido a 10 de novembro de 1935, Moraes Machado teve uma carreira notável que se estendeu por várias áreas.
Após se reformar aos 65 anos da sua profissão como médico pediatra, na qual trabalhou no Hospital de Santo António, no Porto, abraçou a vida política.
Foi eleito pelo PSD e presidiu à autarquia de Mogadouro durante 12 anos, cumprindo três mandatos consecutivos entre 2001 e 2013.
O seu percurso incluiu também a participação em missões humanitárias em África, nomeadamente na Guiné.
A sua morte foi lamentada pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que numa nota publicada na página oficial da Presidência o descreveu como um “amigo” e um “exemplo”.
O Chefe de Estado enalteceu a “forma humana, generosa e autêntica como se reinventou ao longo da vida para servir o país e as gentes de Trás-os-Montes”. Na sua mensagem de condolências à família e amigos, o Presidente recordou as múltiplas facetas de António Moraes Machado: o médico que cuidou das novas gerações, o autarca dedicado a Mogadouro e o incansável promotor da cultura e identidade local. Moraes Machado foi também escritor e investigador da cultura popular, em particular do Planalto Mirandês, tendo sido o grande impulsionador da 'Monografia de Mogadouro'.
Artigos
6Política
Ver mais
Os secretários regionais dos Assuntos Parlamentares e Comunidades e da Juventude, Habitação e Emprego dos Açores apresentaram hoje, na Escola Profissional da Horta, o Programa Nacional de Assinaturas Digitais para Jovens dos 15 aos 18 anos. Paulo Estêvão, que tem competências na área da comunicação social, e Maria João Carreiro, que tutela as escolas profissionais, […] O conteúdo Apresentado programa nacional de assinaturas digitais de jornais aparece primeiro em jornalacores9.pt.

O presidente da Fundação para os Estudos e Formação das Autarquias Locais (FEFAL) defendeu hoje no parlamento açoriano, em Ponta Delgada, que a transferência de verbas do Estado para as autarquias deve ser feita de forma mais equitativa. “Aquilo que são as transferências do Estado para as autarquias, do meu ponto de vista, não são […] O conteúdo Transferências do Estado para freguesias deve ser equitativa aparece primeiro em jornalacores9.pt.

Inspetores da Polícia Judiciária realizaram buscas nesta segunda-feira na Câmara Municipal da Nazaré, em diversos organismos do Estado, numa sociedade anónima de capitais públicos, em três sociedades comerciais e num empreendimento turístico, devido a suspeitas de “crimes de participação económica em negócio, falsificação, corrupção e branqueamento de capitais” nos procedimentos relacionados com um contrato de concessão, durante quarenta anos, da utilização privativa de uma área do domínio público marítimo na zona do porto de abrigo da Nazaré, no âmbito da reabilitação e conservação para fins turísticos de nove moradias que ali foram construídas.

Numa mensagem dirigida ao congresso do Reconquista, Pedro Frazão diz que um dos maiores desafios do país é a remigração - a deportação forçada de imigrantes não brancos. André Ventura rejeita proximidade com o movimento, mas diz que não se podem condenar posições internas que podem estar alinhadas com os princípios do partido.







