
Promulgação das Alterações ao Currículo de Cidadania e Desenvolvimento



O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou esta terça-feira o diploma do Governo que estabelece alterações ao currículo da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento. A medida altera o Decreto-Lei n.º 55/2018, de 6 de julho, e tem como objetivo principal reforçar o papel da educação para a cidadania na formação integral dos estudantes, através da valorização desta componente curricular. As alterações entram em vigor já este ano, sendo que as escolas dispõem de um prazo até às férias de Natal para elaborar as suas próprias estratégias de Educação para a Cidadania. Com a nova regulamentação, a disciplina passará a ser orientada por Aprendizagens Essenciais, alinhadas com a nova Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania.
Esta reestruturação substitui os anteriores 17 domínios, que incluíam temas obrigatórios e facultativos, por oito dimensões obrigatórias.
As novas dimensões que irão nortear a disciplina são: Direitos Humanos, Democracia e Instituições Políticas, Desenvolvimento Sustentável, Literacia Financeira e Empreendedorismo, Saúde, Media, Risco e Segurança Rodoviária, e Pluralismo e Diversidade Cultural.
A proposta do Governo, que esteve em consulta pública durante o verão, gerou alguma polémica, nomeadamente devido à aparente ausência de temas relacionados com a educação sexual.
Na sua versão final, o Ministério da Educação, Ciência e Inovação optou por não introduzir novos temas, mantendo a estrutura essencial da proposta inicial.
No entanto, procedeu à clarificação de alguns conceitos para lhes conferir maior peso, procurando assim responder a algumas das críticas que foram apontadas durante o processo de consulta pública.
Artigos
14













Política
Ver mais
O Governo está a ponderar repor os três dias de férias que foram abolidos nos tempos da Troika. A informação foi avançada, esta quarta-feira, dia 15, pela Frente Sindical que esteve reunida com a secretária de Estado da Administração Pública, Marisa Garrido, no Ministério das Finanças, em Lisboa. O conteúdo GOVERNO PODE DEVOLVER DIAS DE FÉRIAS aparece primeiro em 24Horas.

No dia 12 de outubro, os cidadãos de todo o país foram chamados a exercer um dos mais relevantes direitos e deveres da vida democrática: votar nas eleições autárquicas. O conteúdo Autárquicas nos concelhos da Diocese de Lamego aparece primeiro em Voz de Lamego.

Os municípios passam a poder assumir a gestão de troços de estrada localizados dentro dos perímetros urbanos, na sequência da promulgação, pelo Presidente da República, do diploma que altera o Decreto-Lei n.º 100/2018, de 28 de novembro. Esta medida, aprovada em Conselho de Ministros a 28 de agosto, concretiza a transferência de competências no domínio […] The post Municípios passam a poder gerir troços de estrada em perímetro urbano first appeared on Notícias do Sorraia.

CPI também já recebeu um pedido do Sindicato Nacional dos Enfermeiros (SNE) para prestar declarações.