
Presidente da República promulgou proibição de uso de telemóveis nas escolas até ao 6.º ano



O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou formalmente o diploma do Governo que visa restringir o uso de dispositivos eletrónicos de comunicação móvel com acesso à Internet dentro do espaço escolar. O anúncio da promulgação foi feito na quinta-feira, dia 7 de agosto, através de uma nota informativa publicada no site oficial da Presidência da República, pondo fim à utilização de 'smartphones' por parte dos alunos mais novos. A proibição, que tinha sido aprovada em Conselho de Ministros no dia 3 de julho, incide especificamente sobre os alunos do 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico, o que abrange a escolaridade até ao 6.º ano. Segundo esclarecimentos prestados pelo ministro da Educação, Fernando Alexandre, a medida é de aplicação transversal, abrangendo tanto as escolas da rede pública como os estabelecimentos de ensino privado em todo o país.
A decisão do Chefe de Estado considerou diversas posições sobre a matéria.
Um fator determinante para a promulgação foi o parecer favorável emitido pelo Conselho das Escolas, que apoiou a iniciativa do Governo.
Contudo, o Presidente da República também ponderou as "reservas" que foram expressas por outras importantes organizações do setor da educação.
Entre estas contam-se a Associação de Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo (AEEP), a Confederação Nacional das Associações de Pais (CONFAP) e, com particular destaque, o Conselho Nacional de Educação (CNE). Apesar destas reservas, Marcelo Rebelo de Sousa optou por avançar com a validação do diploma.
Artigos
10









Política
Ver mais
Lisboa. António Vitorino é mandatário da candidatura de Alexandra Leitão
O antigo comissário europeu António Vitorino foi escolhido pela socialista Alexandra Leitão para ser o mandatário da sua candidatura à Câmara de Lisboa, pela coligação PS/Livre/BE/PAN, nas eleições autárquicas de outubro, disse hoje à Lusa fonte oficial da candidatura.

"Boa prática". Pedro Duarte quer ficar com o pelouro da Cultura no Porto
O cabeça de lista da coligação PSD/CDS-PP/IL à Câmara ao Porto, Pedro Duarte, revelou hoje pretender ficar com o pelouro da Cultura, à semelhança do que acontece com o presidente da autarquia, Rui Moreira, que considerou ser "boa prática".

Ministério promete analisar os 10 mil contributos sobre Cidadania
A consulta pública à disciplina de Cidadania recebeu mais de dez mil contributos, que o Ministério da Educação garante estarem a ser analisados para eventuais alterações ao novo programa, que entra em vigor em setembro.

Numa UE "desigual", aplicar regulamento dos media é o "maior desafio"
A conselheira da ERC Carla Martins considera, em entrevista à Lusa, que aplicar o regulamento Liberdade dos Meios de Comunicação Social (EMFA) em espaço europeu com nível de independência desigual "será o maior desafio".