
Netanyahu diz que visita de Rubio a Israel é "prova da durabilidade" de relações com os EUA



Na passada terça-feira, as Forças de Defesa de Israel (IDF) e a Agência de Segurança de Israel (ISA) conduziram um "ataque preciso" contra a alta liderança do Hamas num complexo residencial em Doha. A operação no Qatar, um aliado dos EUA, resultou na morte de seis pessoas: cinco membros do Hamas e um membro das forças de segurança locais.
Este ataque gerou uma forte condenação internacional e tensões diplomáticas significativas.
Em resposta, o primeiro-ministro do Qatar, Mohammed bin Abdulrahman Al-Thani, apelou à comunidade internacional para que imponha sanções a Israel, acusando o país de cometer crimes e criticando a aplicação de "dois pesos e duas medidas".
Foi também anunciada uma reunião de líderes árabes e muçulmanos em Doha para condenar formalmente a ação israelita.
Numa rara repreensão, o Presidente dos EUA, Donald Trump, manifestou-se "muito descontente" com o bombardeamento, sublinhando a importância do Qatar como anfitrião da maior base militar norte-americana na região e como mediador, juntamente com os EUA e o Egito, na guerra entre Israel e o Hamas. Neste contexto, o Secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, visitou Israel para garantir que o apoio norte-americano se mantém, apesar do desacordo sobre o ataque.
Rubio admitiu o descontentamento de Trump, mas reafirmou a solidez da relação.
Por seu lado, o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, classificou a visita como uma "prova da durabilidade e força" da aliança israelo-americana, afirmando que, sob a administração Trump, "esta aliança nunca esteve tão forte".
As declarações de Netanyahu foram feitas após uma visita conjunta ao Muro das Lamentações com Rubio e o embaixador dos EUA em Israel, Mike Huckabee.
Artigos
17
















Mundo
Ver mais
Irão pede a países muçulmanos que rompam relações com Israel
O presidente iraniano, Massoud Pezeshkian, pediu hoje aos países muçulmanos que rompam os laços com Israel antes da cimeira de Doha, na qual será discutido o ataque israelita a membros do Hamas na semana passada no Qatar.

Trump pede a Israel para ter cuidado com aliado Qatar
O presidente norte-americano, Donald Trump, pediu no domingo a Israel para ser cuidadoso com o Qatar, que é "um grande aliado" dos Estados Unidos, após o ataque israelita contra uma delegação do Hamas em Doha.

Reino Unido e EUA chegam a acordo para construir centrais nucleares
O Reino Unido e os Estados Unidos vão assinar esta semana um acordo para impulsionar a construção de centrais nucleares em ambos os países para fins energéticos, o que criará milhares de empregos, anunciou hoje o governo britânico.

Menino ligado às máquinas por doença inesperada. Pesquisa online salvou-o
Médicos informaram a mãe de Witten que nada havia a fazer para melhorar o estado de saúde do filho. Uma pesquisa na internet levou-a a um especialista que permitiu que a criança voltasse a andar e falar.