menulogo
Notícias Agora
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Maria Sharapova na Web Summit: A Inteligência Artificial como Chave para a Longevidade no Desporto

A antiga tenista Maria Sharapova marcou presença na abertura da Web Summit, em Lisboa, onde partilhou a sua perspetiva sobre o impacto transformador da tecnologia e defendeu que a inteligência artificial pode ser fundamental para prolongar as carreiras dos atletas.
News ImageNews ImageNews Image

Na noite de abertura da Web Summit, em Lisboa, a antiga tenista Maria Sharapova participou num painel com o tema "Jogadas mais inteligentes: como a IA está a mudar o jogo".

Perante uma MEO Arena repleta, a ex-líder do ranking mundial, de 38 anos, confessou que a última vez que sentiu um nervosismo semelhante foi a jogar no US Open.

Sharapova, que terminou a carreira há cinco anos, mostrou-se incrédula com a evolução tecnológica desde então, especialmente na forma como os atletas se preparam e recuperam.

Recordou o tempo que demorava com o seu treinador a compilar vídeos de adversárias para estudo, um processo que, segundo ela, agora pode ser feito em minutos.

A antiga atleta sublinhou também a seriedade com que a recuperação é encarada atualmente, considerando-a "impressionante".

A vencedora de cinco torneios do Grand Slam explicou a sua visão sobre a relação entre dados e instinto no desporto.

"Quanto mais dados tiveres, e quanto mais precisa for a informação, mais inteligente te tornas e melhor será o teu instinto", afirmou.

Apesar de admitir ter sido cética inicialmente, Sharapova reconhece agora os benefícios da tecnologia, que permite aos jogadores automatizar certas decisões em momentos cruciais, como um 'tie-break' no terceiro 'set', porque os aspetos do jogo já foram aprendidos e assimilados.

Um dos pontos que mais desperta a curiosidade da ex-tenista é o potencial da tecnologia para aumentar a longevidade dos desportistas. Sharapova mostrou-se particularmente interessada nas inovações nos campos da biomecânica e da medicina, afirmando que a inteligência artificial pode desempenhar um papel crucial para ajudar os atletas a competir durante mais anos, algo que seria do agrado dos fãs.

A cimeira tecnológica decorre até 13 de novembro e espera mais de 70.000 participantes.

Artigos

6
Audio NewsNotícias em áudio
ExploreExplorar FollowingA seguir BriefingsBriefings
AudioAudio
Descarregar a app
Tenha acesso a todas as notícias, fontes e temas seleccionados por si.
Google Play App Store
Phones