
Críticas da Iniciativa Liberal às Medidas de Habitação do Governo



Mariana Leitão, presidente da Iniciativa Liberal, afirmou que o novo pacote legislativo do Governo para a habitação é uma "tentativa, um bocadinho pouco mal conseguida, de copiar algumas das ideias" do seu partido. Em declarações durante uma ação de pré-campanha para as eleições autárquicas em Gondomar, a líder liberal focou as suas críticas na proposta de redução do IVA para 6% na construção, considerando-a uma "cópia muito mal feita" que, em vez de simplificar, irá criar mais entraves. Segundo o anúncio do primeiro-ministro Luís Montenegro, a medida prevê a aplicação de uma taxa de IVA de 6% na construção de casas para venda até 648.000 euros ou para arrendamento com rendas até 2.300 euros, um regime que vigorará até 2029.
No entanto, Mariana Leitão argumenta que a sua implementação vai gerar "mais burocracia, mais complicação".
A líder da IL explicou que os promotores terão de continuar a pagar o IVA a 23% e só depois poderão reaver a diferença através de um processo burocrático, o que desincentiva o investimento.
Para a Iniciativa Liberal, a solução para a crise da habitação, que descreveu como um "flagelo", passa por medidas mais abrangentes e eficazes.
Em vez de ajustes fiscais pontuais, o partido defende uma baixa transversal de impostos, especialmente no mercado de arrendamento, para "dar confiança aos senhorios" e aumentar a oferta de casas. A IL propõe um impulso ao mercado de construção e arrendamento com "menos burocracia e menos complicações nos contratos", garantindo maior liberdade contratual entre as partes.
Mariana Leitão sublinhou que as propostas do Governo "ficam muito aquém daquilo que o país precisa" e recordou que o mesmo executivo já tinha apresentado um plano para a habitação em 2024 que "não se veio a materializar em absolutamente nada".
A líder liberal deixou ainda um repto ao primeiro-ministro, disponibilizando a ajuda da IL para desenhar medidas com aplicação concreta.
Artigos
9








Política
Ver mais
Na corrida para as eleições autárquicas de 12 de outubro de 2025, conheça os candidatos, os números do concelho e os resultados das últimas eleições autárquicas, que se realizaram em 2021.

REVISTA DE IMPRENSA || Fim da medida deverá traduzir-se numa subida dos preços da gasolina e do gasóleo

“Renunciei ao mandato, farto deste massacre. Mas continuarei a lutar”, diz Eduardo Vítor Rodrigues, que se vai voltar a sentar no banco dos réus por causa de outro processo em que foi acusado.

Canal Alentejo Canal Alentejo - Plataforma independente de Jornalismo, cultura, educação e investigação A deputada do Chega, Rita Matias, chegou esta segunda-feira a acordo no Tribunal Cível de Lisboa com os pais de uma das crianças cujo nome divulgou num vídeo partilhado nas redes sociais. O entendimento prevê a remoção de todas as referências — em áudio e texto — ao nome do menor, evitando assim a aplicação […] O Artigo Rita Matias obrigada a retirar referências ao nome de criança o primeiro a aparecer Canal Alentejo foi escrito por Redacão.