Mariana Leitão acusa PSD de ceder ao Chega e posiciona a IL como alternativa aos extremismos



Durante a abertura da reunião do Conselho Nacional da Iniciativa Liberal (IL), em Coimbra, a presidente do partido, Mariana Leitão, dirigiu fortes críticas ao PSD, acusando-o de dar “sinais perigosos” de cedência ao Chega. Segundo Leitão, quando o partido de extrema-direita “mete o pé na porta, exige, pressiona, impõe”, o PSD, “em vez de dizer não, faz contas”.
A líder liberal considera que os sociais-democratas trocam princípios por conveniência e que o poder parece valer mais do que a coerência. Afirmou ainda que o PSD “brinca aos socialistas de manhã e aos populistas à tarde”, e desafiou Luís Montenegro, garantindo que, ao contrário do líder do PSD, ela não irá trair os compromissos assumidos com os portugueses. Em contraposição, Mariana Leitão posicionou a IL como a única alternativa que garante que, em nenhuma circunstância, “haverá qualquer tipo de acordos com os extremos”. Sublinhou que para a IL, os valores da “liberdade, responsabilidade e igualdade perante a lei não são negociáveis”, vincando que o partido não permitirá que “a liberdade seja refém do populismo, venha de que lado vier”. As críticas de Mariana Leitão estenderam-se também ao Governo, nomeadamente ao Orçamento do Estado para 2026, que classificou como uma “enorme desilusão”.
Na sua opinião, o documento poderia “ter sido escrito por um governo socialista”, demonstrando que o atual executivo não tem coragem para mudar o país e mantém a “obsessão em manter o Estado gordo, lento e pesado”.
A líder da IL abordou ainda outros problemas nacionais, como a crise na habitação e o facto de haver pessoas que trabalham e continuam pobres. Sobre a saúde, defendeu que o debate não se deve focar na demissão da ministra, mas sim em encontrar soluções eficazes, como colocar “toda a capacidade instalada — pública, privada e social — ao serviço das pessoas” para resolver as listas de espera e as ineficiências do sistema.
Artigos
19Política
Ver mais
O Estado-Maior-General das Forças Armadas (EMGFA) celebrou este domingo, no Terreiro do Paço de Vila Viçosa, o seu 51.º aniversário, numa cerimónia que incluiu a Evocação do Condestável Nuno Álvares Pereira, patrono da instituição militar. O evento contou com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, do Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, General José Nunes da Fonseca, e […] O conteúdo Celebrações do EMGFA reforçam papel de Vila Viçosa no contexto nacional, diz deputado Francisco Figueira. aparece primeiro em Alentrium.

O humorista analisa com ironia o novo capítulo do processo Marquês e o eterno dom de Sócrates para "engonhar"

A Comissão da Carteira Profissional de Jornalista tornou-se, ao longo dos anos, um organismo que mais parece fiscalizar convicções do que avaliar práticas. O seu modo de agir revela um viés ideológico que ultrapassa a simples aplicação da lei e que, no caso das publicações de inspiração religiosa, se transforma num obstáculo quase intransponível. Há […] O conteúdo O anticlericalismo aparente da Comissão da Carteira de Jornalista aparece primeiro em BOM DIA.

Comemoração organizada pela Organização Concelhia de Setúbal reuniu camaradas e contou com intervenção de João Oliveira, membro da Comissão Política do Comité Central do PCP Publicado originalmente em Diário do Distrito. Acesse o conteúdo completo: PCP celebra 108 anos da Revolução de Outubro em jantar com mais de uma centena de presentes em Setúbal












