
Substituição de Mariana Mortágua no Parlamento



A coordenadora do Bloco de Esquerda (BE) e sua deputada única, Mariana Mortágua, vai suspender temporariamente o seu mandato na Assembleia da República.
A sua substituta será a dirigente bloquista Andreia Galvão, assegurando que o partido não fica sem representação parlamentar durante a sua ausência.
A decisão foi motivada pelo prolongamento da viagem de Mariana Mortágua, que integra uma flotilha humanitária com destino à Faixa de Gaza.
A previsão inicial era que a missão terminasse antes do arranque dos plenários parlamentares, mas contratempos meteorológicos, logísticos e ataques com drones atrasaram o calendário.
A ausência da deputada, que já tinha sido alvo de críticas por deixar vago o único lugar do partido no Parlamento, levou a uma reavaliação da situação. Segundo o site oficial do partido, "Esquerda.net", a líder do BE fez uma "reflexão profunda", ponderando entre a importância do seu papel institucional na proteção da flotilha e a necessidade de o Bloco de Esquerda participar nos debates parlamentares.
A conclusão foi que o partido não poderia ficar afastado da atividade em São Bento.
A própria Mortágua afirmou que, embora mantenha uma "presença política forte" à distância, queria garantir que o BE estaria representado, considerando que Andreia Galvão o fará "muito bem".
Andreia Galvão era a terceira candidata na lista do BE pelo círculo eleitoral de Lisboa.
O segundo da lista, o antigo líder parlamentar Fabian Figueiredo, não assumirá o mandato por "impedimento profissional".
Galvão, que é atriz, produtora e agente cultural, confirmou que assumirá o cargo "durante um mês" com "grande responsabilidade cívica e política".
É membro da Comissão Política e da Mesa Nacional do BE.
Artigos
10









Política
Ver mais
Ribau Esteves debate futuro de Aveiro ao lado de Luís Souto
Eleições A Aliança com Aveiro promoveu, ontem, um encontro entre o presidente da Câmara de Aveiro, Ribau Esteves, e o candidato à presidência, Luís Souto, para debater sobre o futuro do município

Barragem do Pisão: iniciadas oficialmente as obras no Alto Alentejo
Crato, 22 de setembro de 2025 – Iniciaram-se oficialmente as obras da Barragem do Pisão, um projeto estruturante para o Alto Alentejo, liderado pela Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA). A cerimónia marcou o arranque de um investimento público de 222 milhões de euros, considerado o maior da história da região. A construção da barragem resulta de um processo iniciado em 1957, com os primeiros […] O conteúdo Barragem do Pisão: iniciadas oficialmente as obras no Alto Alentejo aparece primeiro em Alentrium.

“Procurarei sempre ir ao encontro das pessoas, ouvindo-as e respeitando-as”
Ricardo Nascimento é candidato à presidência da Junta de Freguesia de Algueirão Mem Martins, pela coligação PS/LIVRE, nas próximas eleições autárquicas de 12 de outubro. Com raízes profundas em Algueirão-Mem Martins, onde cresceu, estudou e construiu amizades, Ricardo Nascimento sublinha na sua página de facebook, apresentando-se como a escolha de uma equipa que pretende “dar […] O conteúdo “Procurarei sempre ir ao encontro das pessoas, ouvindo-as e respeitando-as” aparece primeiro em Correio de Sintra.

Milhares de portugueses em risco: Farage tem plano para deportar imigrantes legais no Reino Unido
O Partido Reformista britânico anunciou um plano esta segunda-feira para rescindir o estatuto de residência permanente no Reino Unido e potencialmente deportar centenas de milhares de imigrantes legais para poupar na despesa com a segurança social.