
Avistamento de Organismos Gelatinosos na Costa Portuguesa



Durante a última semana de agosto, foram registados mais de 150 avistamentos de organismos gelatinosos ao longo da costa portuguesa, de acordo com o projeto GelAvista do IPMA. As ocorrências estenderam-se de norte a sul do país, com a presença de caravelas-portuguesas (Physalia physalis) a ser notada entre Leiria e Viana do Castelo. No Algarve, em praias de Lagos como a Meia Praia e Porto de Mós, foram identificadas espécies como a medusa-tambor, a medusa-do-tejo e a medusa-compasso. No concelho de Mafra, foram especificamente reportados veleiros (Velella velella) na Praia de São Lourenço e a medusa-do-tejo (Catostylus tagi) na Praia da Foz do Lizandro.
As espécies avistadas apresentam diferentes níveis de perigo.
A caravela-portuguesa é considerada a mais perigosa em águas nacionais, sendo uma colónia de organismos cujos tentáculos podem atingir 30 metros.
O veleiro, por sua vez, possui tentáculos curtos e ligeiramente urticantes, sendo comum o seu aparecimento em grandes aglomerados. Já a medusa-do-tejo, a mais comum em Portugal continental e originária do rio Tejo, é de grandes dimensões, mas o seu poder urticante é considerado fraco.
Face a estes avistamentos, as autoridades recomendam que se evite o contacto direto com estes organismos, mesmo que aparentem estar mortos na areia.
Em caso de picada, a zona afetada deve ser lavada exclusivamente com água do mar. A aplicação de compressas quentes é aconselhada e, no caso específico da picada de caravela-portuguesa, deve também aplicar-se vinagre.
É expressamente desaconselhado o uso de água doce, álcool, amónia ou ligaduras.
Se a dor persistir ou surgirem dificuldades respiratórias, é fundamental procurar assistência médica.
Estes registos são compilados pelo GelAvista, um programa de ciência cidadã do IPMA lançado em 2016.
O projeto monitoriza a ocorrência de organismos gelatinosos em toda a costa de Portugal, incluindo Açores e Madeira, com a colaboração da comunidade, que pode reportar avistamentos através de uma aplicação ou por e-mail, contribuindo para o estudo da distribuição destas espécies.
Artigos
7






Atualidade
Ver mais
Hoje é notícia: IRS? Acerto tira rendimento; Enfermeiros seguem grávidas
Das previsões do Conselho de Finanças Públicas ao desporto, fique a par dos temas em destaque nos jornais que pode encontrar nas bancas esta terça-feira, dia 23 de setembro.

Vacinação contra gripe e covid-19 começa esta terça-feira
O subdiretor-geral da Saúde assegurou que há vacinas para todas as pessoas elegíveis para vacinação, salientando que o objetivo é vacinar cerca de 2,5 milhões contra a gripe e 1,5 milhão contra a Covid-19, antes do Natal.

DGS apela para vacinação contra a gripe de crianças entre os seis e os 23 meses
DGS recomenda ainda a vacinação das crianças entre os dois e os cinco anos para prevenção de doença grave. Nestes casos, a vacina é comparticipada.

7h. Obstetras do Barreiro recusam ir para o Garcia de Orta
Observador sabe que os médicos obstetras do serviço de Ginecologia e Obstetrícia do Barreiro não querem ser mobilizados para Almada. Ainda, combate às chamas no Algarve está a evoluir favoravelmente.