menulogo
Notícias Agora
user
Close

Marques Mendes considera estratégia para a habitação "insuficiente"

O candidato à Presidência da República, Marques Mendes, considerou a estratégia do Governo para a habitação como positiva mas insuficiente, defendendo a mobilização do mercado de arrendamento como uma solução intermédia crucial.
News ImageNews ImageNews Image

Durante uma visita ao concelho de Arganil, no distrito de Coimbra, Marques Mendes classificou as medidas anunciadas pelo Governo para a habitação como um passo na direção certa, mas alertou que a estratégia global permanece insuficiente. O candidato presidencial argumenta que, embora a aposta em acelerar a construção de novas casas seja correta, este é um processo que leva anos, e as pessoas necessitam de soluções imediatas para a falta de habitação e os preços elevados.

Como alternativa a curto prazo, Mendes propõe uma forte aposta na mobilização do mercado de arrendamento.

Segundo o antigo líder do PSD, este mercado não tem funcionado adequadamente porque os governos anteriores não facilitaram o setor.

Para o reativar, defende a criação de um ambiente de "estabilidade e previsibilidade" que incentive os proprietários a colocar as suas casas no mercado, o que poderá implicar alterações legislativas. As declarações de Marques Mendes surgem na sequência do anúncio do primeiro-ministro, Luís Montenegro, de um "novo impulso à habitação". As medidas do Governo incluem a assinatura de uma linha de crédito de 1.300 milhões de euros com o Banco Europeu de Investimento (BEI) para habitação acessível e a exigência de que as entidades públicas justifiquem o património do Estado não utilizado. Na sua visita a Arganil, que incluiu zonas ardidas e os bombeiros de Coja, Mendes aproveitou ainda para defender uma homenagem nacional aos bombeiros portugueses, a inclusão de peritos internacionais na comissão técnica que analisará os incêndios e um maior envolvimento das autarquias nas estratégias de prevenção e combate aos fogos rurais.

Artigos

10

Política

Ver mais
categoryVer categoria completa